RECIFE - Quase dois anos após sua “inauguração”, o petroleiro João Cândido será entregue até o fim deste mês à Transpetro. O navio está em fase de acabamento no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), instalado no litoral sul de Pernambuco, a 50 quilômetros do Recife.
A informação da entrega foi confirmada há pouco pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que se reuniu na tarde desta quarta-feira com o presidente da Transpetro, Sergio Machado.
De acordo com o governo, a entrega será feita após mais de uma semana de testes de navegação e mais de 500 quilômetros percorridos. "Nossa prova de mar foi muito bem-sucedida. O João Cândido apresentou bons resultados de velocidade, desempenho e consumo de combustível", afirmou Sergio Machado, em nota.
A finalização do João Cândido – nome alusivo ao marinheiro que liderou e Revolta da Chibata, em 1910 – foi celebrada em maio de 2010, em evento que contou com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, uma série de falhas na soldagem da embarcação, bem como greves de trabalhadores e problemas financeiros do estaleiro, acabaram postergando a entrega do navio.
Devido aos problemas, em março deste ano a sul-coreana Samsung vendeu a participação que detinha no capital social do Estaleiro Atlântico Sul, deixando os demais sócios (Camargo Correa e Queiroz Galvão) em busca de um parceiro com expertise na construção de navios.
O EAS tem 22 navios contratados com a Transpetro, dos quais apenas quatro estão sendo montados atualmente. As encomendas da estatal ao estaleiro totalizam carteira de projetos estimada em R$ 7 bilhões.
(Fonte: Valor Econômico/Murillo Camarotto)
PUBLICIDADE