MSC

Eike e chineses firmam parceria de US$ 5 bi

Empresários fecham associação para a construção de um complexo siderúrgico na vizinhança do porto do Açu, no Rio
Parceiros asiáticos vão bancar 70% dos custos do empreendimento; Petrobras fecha acordo com 2ª maior petrolífera chinesa
A EBX brasileira e a Wuhan chinesa formalizaram ontem uma associação de US$ 5 bilhões para construir o Complexo Siderúrgico de Açu, no Estado do Rio, conforme informou o empresário Eike Batista, da EBX, que acompanhou a visita do dirigente Hu Jintao.
Os chineses entram com 70%, e os brasileiros, com 30% do empreendimento, planejado para aproveitar a infraestrutura do superporto de Açu, na mesma área fluminense.
A expectativa, segundo Eike, é que fique pronto em três anos e produza 5 milhões de toneladas por ano, empregando 2.000 pessoas. O porto e o complexo têm a pretensão de gerar 50 mil empregos em dez anos.
Eike explicou que o Brasil exporta matéria-prima para a China, como aço e alumínio, e quer ganhar valor agregado em seus produtos -como destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu discurso ao lado de Hu Jintao, no Itamaraty.
Em vez de apenas importar, a China passará a investir na produção dentro do próprio Brasil, para depois exportar. Segundo Eike, a prioridade será, primeiro, o mercado brasileiro e, depois, a exportação do excedente para a China. A divisão dos lucros será correspondente ao investimento: 70% e 30%.
"Os chineses não têm matérias-primas e estavam comprando jazidas na Austrália, na África e até na América do Sul. Agora, eles compram indústrias e querem produzir nos outros países, o que é bom para nós no Brasil. Não queremos ser uma grande fazenda nem uma grande mina", disse Eike.
Depois de elogiar o processo da China para a inclusão de 400 milhões de pessoas a cada década para a classe média, Eike criou um neologismo para definir o processo: "Ninguém no mundo está reingenheirando isso tão bem como os chineses".
Visita
O porto do Açu, em construção em São João da Barra, no norte fluminense, recebe hoje a visita de cem representantes de 65 empresas chinesas dos setores de petróleo, energia, tecnologia e siderurgia, entre outros.
A comitiva é liderada pelo vice-ministro do Comércio da China, Jiang Yaoping.
De acordo com a LLX, empresa do grupo EBX responsável pelo projeto, o objetivo é apresentar o local como uma alternativa para a instalação de empresas chinesas.
Petrobras
A Petrobras assinou ontem um acordo de cooperação com o banco de desenvolvimento da China e com a Sinopec, a segunda maior petrolífera chinesa, que inclui o desenvolvimento de recursos brasileiros e exploração de dois blocos em bacias do Pará e do Maranhão.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que ainda não existe uma estimativa do volume de produção.

Fonte: Folha de S.Paulo/Colaboraram a Sucursal do Rio e a Reportagem Local

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira