O estaleiro Ilha (Eisa) realizou ontem o batimento de quilha do navio-patrulha Magé. Com entrega prevista para 2015, ele é o quarto navio-patrulha da série de cinco contratados ao Eisa.
O NPa Magé faz parte de uma série de 27 navios patrulha de 500 toneladas a serem construídos a partir de projeto desenvolvido pela empresa francesa Constructions Mecániques de Normandie (CMN). A Marinha está tentando viabilizar o financiamento no Brasil dos demais 20 navios-patrulha previstos em seu programa de reaparelhamento da frota.
Os dois primeiros navios da série, o NPa Maracanã e o NPa Mangaratiba, tem previsão de incorporação no próximo ano, enquanto os demais ficarão prontos em 2015. O Npa Magé será o 6º navio patrulha da Classe Macaé. Os navios são equipados com um canhão de 40 mm instalado na proa, duas metralhadoras de 20 mm, sendo uma instalada a Boreste a outra instalada a Bombordo. O comprimento total é de 54,20 metros, a boca moldada é de oito metros, o calado máximo é de 4,60 metros, o deslocamento carregado de 500 toneladas e velocidade de cruzeiro de 15 nós. Os Npas tem capacidade para 43 tripulantes.
Os navios se destinam ao patrulhamento para a vigilância e defesa do litoral, das águas marítimas costeiras e das plataformas de petróleo. Eles também poderão também atuar na repressão de pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e poluição do meio ambiente. (Da redação)
PUBLICIDADE