MSC

Elite de Jurerê Internacional se une contra Estaleiro OSX

Moradores do luxuoso balneário da Capital se juntam a pescadores e ambientalistas em protesto

A briga é de cachorro grande. Os ricos de Jurerê Internacional decidiram apoiar ambientalistas e pescadores contrários ao Estaleiro OSX em Biguaçu, na Grande Florianópolis.

Isso a uma semana da divulgação do parecer do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Brasília, que vai barrar ou liberar o empreendimento do bilionário Eike Batista em SC.

Moradores do principal balneário de luxo da Capital, com casas que chegam a custar R$ 6,5 milhões, prometem estar presentes na “barqueata” hoje, às 10h, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, contra o estaleiro, promovida pelo Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis.

Serão os ricos contra o maior bilionário do país, que pretende injetar em torno de R$ 2,5 bilhões e gerar 14 mil empregos no estaleiro destinado à construção de plataformas e navios para a exploração de petróleo.

O assunto gera polêmica desde o início, e ganhou novos ingredientes com a entrada de associações de moradores de bairros nobres do Norte da Ilha. A elite da Praia da Daniela, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e de Jurerê Internacional se une a grupos de ambientalistas, pescadores, maricultores e moradores de Governador Celso Ramos e Biguaçu contrários ao empreendimento.

O presidente da Associação dos Moradores de Jurerê Internacional, Jaime Milnitsky, diz que a população local defende, sobretudo, a qualidade de vida no balneário de luxo.

– Nós tivemos acesso a estudos científicos que apontam o comprometimento da qualidade da água. Isso vai acabar com a balneabilidade de Jurerê Internacional, que hoje detém certificação internacional, a Bandeira Azul, atestando a sua qualidade. Além disso, vai comprometer o turismo na praia – afirma ele.

O projeto da empresa de Eike Batista ficaria na mesma baía onde está a Praia de Jurerê e, dizem os ambientalistas, ameaçaria a fauna marinha e poluiria o mar. O ICMBio regional já rejeitou a localização alegando que o estaleiro afetaria também as três unidades de conservação do entorno. O processo foi parar no ICMBio nacional, e a decisão do parecer, ficou para o dia 12. Enquanto isso, Eike ameaça levar o projeto para o Rio, onde já iniciou o processo de licenciamento ambiental e conta com o apoio irrestrito do governador reeleito, Sérgio Cabral.

Reduto de celebridades, Jurerê Internacional é um condomínio aberto de casas luxuosas. Os moradores pagam mensalidade para que as ruas sejam cuidadas. Construções do bairro já foram alvo de denúncias de irregularidades ambientais, como a operação Moeda Verde, da Polícia Federal, porque o loteamento foi erguido em uma área próxima ao mangue. O mesmo ocorre na Daniela, cuja associação de moradores é uma das mais aguerridas na mobilização, e onde algumas residências não possuem habite-se e ficam muito próximas à Estação Ecológica Carijós.

Fonte: Diário Catarinense(SC)/SIMONE KAFRUNI



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira