Navalshore 2024

Embarcação terá acabamento no mar

Após lançamento, são executadas finalização de montagem e testes de cais
Para o lançamento do Suezmax ao mar serão chamados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos os ministros do Governo Federal, assim como os senadores, deputados federais e parlamentares estaduais pernambucanos. Porém, vale salientar, apesar de quase concluído, o navio atracará num cais de acabamento. “São executadas a finalização de montagem, das áreas internas, da montagem das acomodações (incluindo instalação dos móveis), dos testes de cais e provas de mar”, esclareceu o presidente do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), Angelo Bellelis. Somente após esses serviços é que a embarcação será entregue à Transpetro.
Os prazos para a entrega do petroleiro são um pouco divergentes. Enquanto o EAS dá como certo que isso ocorrerá em agosto, a Transpetro acredita que, talvez, a encomenda possa ser encaminhada antes deste prazo, acontecendo em julho. “O lançamento ao mar do primeiro navio do Promef é um fato histórico. Atravessamos uma verdadeira epopéia para chegarmos a esse ponto. Quando iniciamos o programa, a desconfiança era enorme. Mas, este ano, com os primeiros navios sendo lançados, veremos a prova real do acerto e da força do Promef”, enfatizou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
Hoje, o País já possui a quinta maior carteira mundial de encomendas de petroleiros e 10% da carteira de navios do tipo Suezmax. “Nossa principal meta foi alcançar, ao longo do Promef, preços e qualidade internacionalmente competitivos”, frisou Machado. Ele aposta que os custos dos próximos navios tendem a ser menores do que os do primeiro, haja vista a estrutura criada para atender a essa produção. É um discurso recorrente do presidente Lula: O Brasil perderia bilhões em investimentos e criação de empregos se deixasse de fabricar embarcações para continuar afretando no exterior (somente o Promef I exige um índice de nacionalização de 65% dos navios)

Fonte: Folha de Pernambuco/PAULO MARINHO

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira