Empresa americana anuncia descoberta no pré-sal capixaba
A empresa norte-americana Anadarko anunciou ontem uma nova descoberta de petróleo na camada de pré-sal no litoral capixaba. Em comunicado, a Anadarko informou que se trata de um reservatório de boa qualidade, com características semelhantes ao de Jubarte, no Parque das Baleias, campo da Petrobras produtor de óleo do pré-sal desde o ano passado. O poço foi batizado provisoriamente de Itaipu.
A companhia já tem outra descoberta do pré-sal da Bacia de Campos, em um projeto batizado de Wahoo, no bloco exploratório BM-C-30. O poço Itaipu foi perfurado em um bloco vizinho, BM-C-32, a cerca de 10 quilômetros de Wahoo, e atingiu profundidade superior a 5 mil metros. Pouco mais de 3 quilômetros separam Itaipu do campo de Jubarte, onde um poço já produz cerca de 18 mil barris por dia de petróleo no pré-sal.
“Essa é uma notícia muito boa neste final de ano e mostra o vigor do pré-sal capixaba. Vem em boa hora a confirmação de mais uma descoberta importante porque há muito movimento, inclusive político, tentando diminuir a importância dos blocos do pré-sal do Espírito Santo”, afirmou o governador Paulo Hartung, ao comentar a mais nova descoberta no Litoral Sul que confirma a região como a mais promissora do pré-sal, junto com a Bacia de Santos.
O secretário de Desenvolvimento, Guilherme Dias, também comemorou a descoberta e disse que o fato é importante porque reforça e estimula novos investimentos em infraestrutura e logística na Região Sul do Estado.
O Bloco BM-C-32 é dividido entre a Devon (40%, que é a operadora), a Anadarko (33,3%) e a SK Energy Co. (26,7%), empresa sul-coreana. As mesmas empresas dividem a concessão do bloco BM-C-30, onde foi anunciada descoberta há pouco mais de 15 dias também no pré-sal.
As empresas não informam projeções de reservas, alegando precisar de novas informações. A descoberta deve ter implicações positivas no processo de venda dos ativos da Devon, anunciado no mês passado. A empresa norte-americana anunciou que pretende vender todos os ativos internacionais, e os do Golfo do México, para se concentrar apenas na exploração de petróleo e gás em terra nos Estados Unidos.
Produção nacional de óleo cai 0,49%
A produção nacional de óleo da Petrobras caiu 0,49% em novembro em relação a outubro, voltando a ficar abaixo da barreira histórica dos dois milhões de barris por dia, em 1,99 milhão de bpd. Segundo os dados divulgados ontem, a produção total da companhia atingiu 2,556 milhões de barris por dia.Denise Zandonadi)