No Estado, são mais de 1,5 mil empresas cadastradas para fornecer para a estatal do petróleo
Petróleo
Programa está apto a viabilizar acesso ao financiamento a milhares de fornecedores
Com o novo programa lançado pela Petrobras na semana passada, o Progredir, os empresários capixabas esperam mais agilidade e facilidade para ter acesso ao cadastro de fornecedores da estatal. Com o Progredir, a estimativa da empresa é de que o custo de captação dos fornecedores sofra uma redução de 20%.
"O novo programa para muito interessante porque beneficia os fornecedores que não dispõem de capital de giro. Com a linha de crédito, as empresas poderão negociar com os bancos os valores dos contratos assinados com a Petrobras". A afirmação é do vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer), Luiz Alberto Souza Carvalho.
Para o dirigente da entidade que congrega grande número de fornecedores de bens e serviços do setor metalmecânico, o incentivo da Petrobras, em relação aos fornecedores, mostra que a companhia quer facilitar a obtenção de crédito.
"Mas, é preciso esclarecer que as empresas do setor metalmecânico no Estado, encontram muitas dificuldades para se tornarem fornecedoras da estatal", afirma Carvalho. "Apesar da boa vontade, são muito papéis e a burocracia atrasa o processo", segundo o dirigente do Sindifer.
O que os empresários capixabas precisam, da Petrobras, é um pouco mais de agilidade na análise dos processos das empresas que querem fazer seu cadastro como fornecedoras. "Eu mesmo estou há mais de um ano e meio tentando o cadastro. Quando consigo entregar uma segunda parte das certidões, a primeira já venceu a validade", explica.
Carvalho ressalta, no entanto, que toda a Petrobras está colaborando para ampliar o grupo de fornecedores que, no Estado, já ultrapassa o número de 1,5 mil. "Isso é bom. Mas volta a afirmar que precisamos de mais agilidade na análise dos pedidos de cadastro", insiste ele.
Programa
O Progredir (www.progredir.petronect.com.br) é um programa desenvolvido em parceria com os seis maiores banco de varejo do país - Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC e Santander. Com apoio das entidades de classe ligadas ao setor industrial, o Progredir foi criado em parceria com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).
Na cerimônia de lançamento do programa, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, disse estar que o Progredir está apto a viabilizar o acesso a financiamento a grande parte das cerca de 20 mil empresas que hoje formam a cadeia de fornecedores diretos ou indiretos da Petrobras. Isso inclui, segundo ele, as empresas de pequeno e médio porte, que hoje encontram dificuldades nesse acesso a recursos e crédito.
Entenda como funciona
Já é fornecedor.
O programa Progredir pode ser acessado na internet no seguinte endereço: www.progradir.petronect.com.br e para o caso das empresas que já têm contato direto com a Petrobras, o passo a passo é o seguinte:
Portal.
O empresário que já tem acesso à Petrobras e quer participar do Progredir deve acessar o portal do programa na internet e clicar na opção Quero Participar. Deve preencher a planilha com informações cadastrais da empresa e os números dos contratos que têm com a Petrobras e quer incluir no Progredir.
Comunicado.
Depois de feita a verificação sobre estes contratos pelo Portal, a empresa receberá um e-mail com o remetente "Portal Progredir" e assunto "Petrobras - Programa Progredir", contendo um login e uma senha para acesso à área restrita do Portal. Lá, será possível completar o cadastro, além de agendar o treinamento para utilização do portal e participação no programa.
Contato.
Depois, a empresa poderá inserir um contrato e, paralelamente, deverá realizar a adesão ao Programa Progredir junto a um dos seis bancos que integram a iniciativa. Com a inserção de um contrato no Portal Progredir, a empresa deve aguardar a validação por parte do gerente de contratação na Petrobras.
Solicitação.
Depois da validação do contrato, a empresa poderá realizar a solicitação de financiamento, que chega automaticamente aos seis bancos participantes do programa. Os bancos respondem à solicitação e a empresa escolhe a melhor proposta.
Contrato.
Caso o fornecedor não tenha contrato direto com a Petrobras mas for fornecedor de empresa que tenha contrato com a Petrobras, o procedimento é o seguinte: O empresário de acessar a página do programa na internet e clicar na opção Quero Participar. Deve preencher a planilha com informações cadastrais da sua empresa e também a razão social e CNPJ da empresa. Compradora, que pode tem o contrato direto com a Petrobras.
Participante.
Com a informação acerca do fornecedor direto da Petrobras, comprador do sub-fornecedor que tem interesse em participar do Programa, o Portal checará se este Comprador já é participante do Programa. Se não for, será convidado a participar. Após contato e adesão do fornecedor direto da Petrobras os passos para o subfornecedor são os mesmos acima descritos.
Fonte: A Gazeta (Vitória) ES/Denise Zandonadi
PUBLICIDADE