A Petrobras esclarece que o valor de R$ 500 milhões citado na matéria veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo, e mencionado pelo Presidente Pedro Parente em comunicado interno à força de trabalho da companhia, representa estimativa preliminar de potenciais ganhos que poderão advir da Aliança Estratégica firmada entre a Petrobras e a Total.
A sinergia entre as empresas, com a Petrobras aportando os conhecimentos técnicos pela operação dos campos do pré-sal no Brasil, e a Total aportando sua experiência na operação de campos de águas profundas na costa oeste africana e em reservatórios carbonáticos, poderá viabilizar, no futuro, a otimização da produção, a partir do aumento do fator de recuperação em reservatórios carbonáticos e consequente aumento do volume produzido.
PUBLICIDADE
Dessa forma, o valor mencionado não foi contabilizado no valor global da Aliança Estratégica anunciada ao mercado em 24/10/2016, 21/12/2016 e 01/03/2017, no montante de US$ 2,2 bilhões, já que a concretização das sinergias vislumbradas dependerá do avanço das discussões técnicas e dos planos de desenvolvimento a serem elaborados em conjunto.
Fatos julgados relevantes sobre o tema serão tempestivamente divulgados ao mercado.
Fonte: Petrobras