O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, disse hoje (15/7) que a produção de gás do seu estado deve duplicar em um curto espaço de tempo. Segundo ele, hoje o estado produz 8 milhões de metros cúbicos de gás. A expectativa é que essa produção salte para 14 a 16 milhões de metros cúbicos nos próximos anos.
Entre os fatores que devem contribuir para o aumento da produção de gás do estado é a entrada em operação do sistema de transporte de gás entre a plataforma Capixaba, que iniciou hoje a produção de óleo no pré-sal do campo de Baleia Franca, e a costa do Espírito Santo, distante cerca de 80 quilômetros. A ligação entre o duto da plataforma e os gasodutos em terra deve ser concluída até setembro deste ano.
“Essa é uma riqueza nova que pode ajudar muito nosso estado. Nosso estado foi colocado à margem do desenvolvimento nacional durante séculos e hoje está vivendo um momento positivo”, disse Hartung.
Além da ampliação da produção de gás, lembrou o governador, o estado ganhará no futuro um polo de gás-químico, em Cacimbas, que produzirá matérias-primas para a indústria química.
Fonte:Correio Braziliense/Agência Brasil
PUBLICIDADE