MSC

Espírito Santo pode sediar novo porto e estaleiro

A proximidade do Litoral Sul do Espírito Santo com a Bacia de Campos e as mais recentes descobertas de reservas de petróleo na camada de pré-sal no litoral em frente ao município de Presidente Kennedy se tornaram os principais atrativos do Estado para empresas que prestam serviço para plataformas de petróleo que operam no mar.
Uma delas é a norte-americana Edson Chouest Offshore, que atua no Golfo do México e presta serviço para diversas empresas petrolíferas na região, inclusive para a Petrobras. O grupo está interesssado em estabelecer uma base de apoio às plataformas, como um porto de “supply boat”, numa primeira fase.
O interesse da companhia norte-americana foi anunciado ontem ao governador Paulo Hartung e ao secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix Bezerra, durante visita à sede da empresa, na cidade de Galleano, no Estado da Louisiana, Estados Unidos.
Numa segunda etapa, a empresa tem intenção de construir, além da base de apoio às embarcações, também um estaleiro para a construção de novas embarcações, a exemplo da que já implantou em Navegantes, Santa Catarina, segundo informou ontem à noite, em entrevista por telefone, o secretário Márcio Félix.
Adaptação
Segundo Félix, a Chouest Offshore era uma simples empresa de pesca, no final da década de 60, quando começaram as descobertas de petróleo no Golfo do México. “Ela se transformou numa das maiores fornecedoras de serviços às plataformas offshore e construtora de embarcações para este fim, com oito mil funcionários e faturamento no ano passado de US$ 13 bilhões”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento.
O governador e Márcio Félix foram recebidos pelo presidente da empresa, Gary Chouest, que confirmou a intenção da empresa em investir em uma base de apoio e, posteriormente, numa área para construção de embarcações próprias para atendimento às plataformas no mar.
Segundo informações de Márcio Félix, diretores da Chouest Offshore já vieram ao Brasil em busca de local para novos investimentos e estiveram, inclusive, no Espírito Santo. “Na ocasião, chegaram a manter contato com o governador Paulo Hartung, quando manifestaram o desejo de investir em uma nova base no país”, explicou ele.
Durante o encontro, o governador apresentou as possibilidades de áreas para instalação da empresa, “da Grande Vitória para o Sul do Estado”, segundo Félix.
A decisão de instalar uma nova base, além da que já possui em Niterói (RJ), no litoral Sul do Espírito Santo se deve às recentes descobertas de reservas tanto em áreas do pós sal quanto do pré-sal. Não só a Petrobras vem fazendo descobertas no Estado, como a Shell, Anadarko e outras empresas estrangeiras já anunciaram descobertas.
Paulo Hartung e Márcio Félix ficam nos Estados Unidos até amanhã. (Fonte: A Gazeta/Vitória,ES/Denise Zandonadi)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira