Ontem, segunda-feira (18), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e o diretor de Exploração e Produção da Petrobras Guilherme Estrella visitaram a plataforma P-57, que atingiu a marca da produção de 100 mil barris de petróleo/dia. A unidade está localizada a 110 km de Vitória (75 km do município de Anchieta). A visita também teve a presença do prefeito de Anchieta, Edival Petri.
A P-57 é uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) e integra a segunda fase de desenvolvimento do campo de Jubarte. A unidade tem capacidade para produzir e processar, diariamente, até 180 mil barris de petróleo e dois milhões de metros cúbicos de gás.
Segundo Guilherme Estrella, a expectativa é que a P-57 chegue à produção de 180 mil barris/dia, até o final do ano. A P-57 deve superar a FPSO Capixaba, que tem capacidade máxima de produção de 100 mil barris/dia. "Em breve será a de maior capacidade", destacou o diretor.
No último dia 08 de junho, a Petrobras anunciou outra descoberta nos reservatórios da Bacia do Espírito Santo. A perfuração foi no poço de Brigadeiro, a 1,9 mil metros de profundidade, a 115 km da costa do Espírito Santo. Essas descobertas mais recentes da em águas profundas (de 1,8 mil a 2 mil metros) na costa do Estado estão em avaliação - o que pode durar de um a dois anos.
Mas, de acordo com o diretor de exploração e produção da Petrobrás, as indicações existentes são muito positivas. "Estamos em fase de avaliação da atividade exploratória. São cerca de um a dois anos de avaliação. As primeiras indicações são muito auspiciosas. Principalmente, porque estão posicionadas na área de golfinho e isso é muito importante do ponto de vista exploratório", afirmou.
Guilherme Estrella observa que as instalações do campo de Golfinnho poderão ser usadas para o escoamento da produção do campo conhecido, informamente, como "Campo dos Doces" - o que aumentará a economicidade. Se as primeiras indicações se mantiverem, em 2015, o Estado poderá produzir e explorar petróleo em toda sua costa, de norte a sul do litoral.
Para julho do próximo ano está previsto o início da FPSO Cidade de Anchieta, no campo Baleia Azul. No último trimestre de 2013, a P-58 também deve iniciar a produção.
O governador Renato Casagrande destacou que a Petrobrás é responsável por cerca de 90% dos investimentos em petróleo e gás no Estado. "Para nós, essa visita joga luz a essa unidade, que produz bastante e foi responsável por um salto na produção".
O governador destacou a importância de investimentos na área de petróleo e gás, além da arrecadação com royalties de petróleo que deve ficar entre R$ 1,1 bi a R$1,3 bilhões, em 2011.
Fonte: ES Hoje
PUBLICIDADE