Receba notícias em seu email

MSC

Estado do RS quer fechar mais negócios com a Petrobras

Com a perspectiva de investimentos bilionários da Petrobras até 2013, podendo chegar a U$ 200 bilhões, o Sebrae/RS realizou ontem, no cais do porto da Capital, o Dia do Petróleo, um evento de aproximação entre potenciais fornecedores e grandes empresas públicas e privadas que operam nesse setor para estreitar suas relações comerciais, visando a negociações futuras. Para o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, é preciso ampliar a participação do Rio Grande do Sul neste cenário otimista. "Hoje o Estado tem uma participação de apenas 1,3% em venda de bens e de 0,9% no fornecimento de serviços no mercado de óleo e gás", comenta o dirigente.

O coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da Fiergs, Marcus Coester, concorda que ainda é um número baixo. Segundo ele, para o Rio Grande do Sul o patamar razoável seria algo de 8% a 12% de participação. O secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, ressalta que eventos como o de ontem permitem que os empresários tenham uma melhor percepção para aproveitar as oportunidades apresentadas tanto nas compras públicas quanto no segmento de petróleo e gás.

O coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da Fiergs, Marcus Coester, concorda que ainda é um número baixo. Segundo ele, para o Rio Grande do Sul o patamar razoável seria algo de 8% a 12% de participação.

No Dia do Petróleo, o grande destaque ficou por conta da Rodada de Negócios, reunindo 200 micro e pequenas empresas participantes dos Projetos Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia, desenvolvidos pelo Sebrae/RS e Petrobras, e 20 grandes compradoras do setor, como Transpetro, Tractebel, Inova e TMSA, além da própria Petrobras.

Juntamente com essas atividades, o Sebrae/RS promoveu o Encontro de Oportunidade para Micro e Pequenas Empresas em Compras Governamentais (Fomenta), que abre a possibilidade de ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais. Lopes aproveitou para informar que, atualmente, 236 municípios gaúchos possuem a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas regulamentada. Em 2009, somente três cidades do Estado adotavam a norma. O dirigente adianta que a meta é chegar ao final do ano com cerca de 300 municípios implementando a determinação.

Entre os benefícios previstos pela lei para as MPEs, está a preferência das compras públicas de até R$ 80 mil. Lopes acrescenta que a União também já utiliza a ferramenta. Agora, o trabalho do Sebrae está focado para que o governo do Estado a adote, pois ainda não foi regulamentada.

Um público em 250 pessoas presenciou, durante o Fomenta, oficinas de capacitação e palestras técnicas, tratando de temas como os procedimentos licitatórios de empresas âncoras federais e informações sobre o que é o Pregão Eletrônico com representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banrisul.

Fonte: Jornal do Commercio (RS)/Jefferson Klein


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira