A U-Ming Marine Transport Corporation (U-Ming) e a fornecedora de tecnologia de propulsão eólica Anemoi Marine Technologies anunciaram que foi bem-sucedida a instalação de velas de rotor no Grand Pioneer da U-Ming, um Very Large Ore Carrier (VLOC) de 325.000 DWT. A U-Ming é a primeira armadora taiwanesa a adotar as velas rotativas, como parte de sua estratégia de descarbonização. Segundo as empresas, as quatro velas dobráveis Rotor Sails têm 35 metros de altura e cinco metros de diâmetro. Elas foram entregues montadas e balanceadas dinamicamente na base de produção da Anemoi no Rio Yangtze. Os equipamentos foram transportados em barcaça para o estaleiro Cosco Zhoushan.
Em um processo plug-and-play simplificado e exclusivo da Anemoi, as velas foram içadas diretamente para o convés e fixadas no lugar, método que reduziu o tempo de trabalho no estaleiro. Foi gasto um dia e meio para içar e fixar as velas do rotor em posição a bordo e mais cinco dias para comissionar e testar todas as quatro velas e os sistemas dobráveis após os trabalhos feitos pelo estaleiro durante o período na doca seca, em setembro de 2025.
PUBLICIDADE
A Anemoi informou que uma equipe de seus especialistas acompanhou a instalação e estará a bordo na viagem inaugural do navio, de Zhoushan a Cingapura, com as velas rotativas instaladas e em uso. O objetivo é garantir que o treinamento da tripulação e a transferência operacional sejam feitos sem problemas, preparando a tripulação da U-Ming com o conhecimento e a confiança necessários para usar a tecnologia desde o primeiro dia.
Após a conclusão da instalação, o Grand Pioneer retomará o serviço entre o Brasil e a China, num contrato de fretamento de longo prazo com a mineradora brasileira Vale. A previsão é de que a embarcação registre reduções anuais de consumo de combustível e de emissões de aproximadamente 10% a 12%, em média.
.