Receba notícias em seu email

Navalshore

Estaleiro de Eike Batista vai para o Rio

FLORIANÓPOLIS - Os golfinhos venceram e os moradores das praias do Norte da Ilha não precisam mais se preocupar. O Estaleiro OSX, um empreendimento de mais de R$ 2,5 bilhões e 14 mil empregos, não vai ficar em Santa Catarina. O bilionário Eike Batista anunciou a decisão de instalar a unidade de construção naval no Rio de Janeiro.

Até o final da tarde de ontem, o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciava que o seu presidente, Rômulo Mello, havia decidido adiar para 15 de dezembro a divulgação do parecer do órgão, desde o início do processo contrário à instalação do estaleiro em Biguaçu.

Às 19h27min de ontem, a OSX, empresa do Grupo EBX dedicada ao setor de equipamentos e serviços para a indústria de petróleo e gás natural, divulgou fato relevante ao mercado anunciando que vai instalar a subsidiária no Porto do Açu (RJ). A decisão da empresa considerou o estágio avançado de análise técnica pelo órgão ambiental do Rio de Janeiro.

Segundo a secretária do Meio Ambiente do Rio, Marilene Ramos, será marcada uma única audiência pública para janeiro. A partir da audiência, Marilene calcula que entre 30 ou 45 dias o órgão possa dar a licença prévia.

– A área já é um complexo portuário e industrial, tem baixa densidade demográfica. Com uma análise da área é possível dizer que existe uma “pré-viabilidade” no local – garante.

Em SC, a Fatma teria que aguardar o parecer do ICMBio e depois deliberar com o Ibama para chegar a um veredicto, processo que demandaria outros 30 dias, pelo menos.

Eike Batista parece ter levado em conta o posicionamento contrário de segmentos da sociedade catarinense. Segunda-feira, numa conversa descontraída com o procurador-geral do município de Biguaçu, Anderson Nazário, que havia pedido o estaleiro em Biguaçu por meio do Twitter, Eike escreveu: “Não é o que os catarinenses querem”.

O Grupo EBX anunciou ainda que estuda o desenvolvimento de outros empreendimentos na área adquirida em Biguaçu.

OS PASSOS DA POLÊMICA
- Setembro de 2009: O bilionário Eike Batista apresenta o projeto de construção do estaleiro em Biguaçu
- Dezembro de 2010: concluídos os estudos de impacto ambiental
- Abril: O ICMBio, responsável pelas unidades de conservação federais, apresenta parecer contrário à instalação em Biguaçu
- Maio: a OSX protocola na Fatma um novo relatório, com alternativas para os problemas apontados
- Junho: O ICMBio mantém o parecer contrário à construção
- Julho: ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, cria um grupo de trabalho para estudar os impactos
- Um parecer é entregue ao presidente do ICMBio, Rômulo Mello, no dia 12 de novembro
- Ontem: Mello disse que só divulgará a decisão em dezembro

Fonbte: Diário de Sana Catarina/simone.kafruni






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira