O estaleiro chinês Jiangnan revelou o que foi descrito como “o maior projeto de navio porta-contêineres movido a energia nuclear do mundo” durante a exposição Marintec China 2023 em Xangai. O navio terá capacidade para 24 mil TEUs.
O projeto utiliza reatores que operarão sob condições de alta temperatura e baixa pressão, mitigando o risco de derretimento do reator.
PUBLICIDADE
No caso de um acidente, o reator pode ser rapidamente interrompido para evitar uma escalada. O comunicado sublinha o compromisso com padrões de segurança, conforme divulgado pela China State Shipbuilding Corporation Limited, holding do estaleiro Jiangnan.
O projeto obteve aprovação de princípio da sociedade classificadora DNV.
Aproveitando o potencial da energia nuclear limpa, o projeto revelado incorpora uma tecnologia de reator de sal fundido de quarta geração.
A propulsão nuclear está cada vez mais a ganhar atenção na indústria marítima como parte da procura de navios com emissões quase nulas, em linha com as ambições cada vez mais rigorosas de descarbonização para 2050.
A adopção da propulsão nuclear apresenta um caminho promissor para a indústria, uma vez que não só se alinha com o imperativo de emissões próximas de zero, mas também aborda preocupações críticas relacionadas com os preços e a disponibilidade dos combustíveis.