Vencedor da licitação para a construção de oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o estaleiro Promar será instalado no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca (Pernambuco), numa área de 80 hectares, próxima ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), na Ilha de Tatuoca.
A indicação da área foi anunciada, no último dia 29, quando os investidores do Promar apresentaram a documentação necessária (licença ambiental prévia e posse do terreno), devidamente aprovada pela Transpetro.
PUBLICIDADE
O próximo passo será a convocação do estaleiro para a assinatura do contrato de construção dos oito gaseiros, em tempo hábil, honrando assim os prazos acordados, sem prejudicar a continuidade do Promef. Vale lembrar que a data estipulada pela Transpetro foi 30 de junho, levando em conta o cronograma de construção e entrega dos navios, além também da validade da proposta comercial do estaleiro, que expiraria no próximo dia 10 de julho.
A partir desta encomenda de navios gaseiros, no valor de US$ 536 milhões, serão gerados mais de 10 mil empregos em Pernambuco. Destes, 2.700 serão de forma direta. O Promar é o segundo estaleiro a ser criado a partir das encomendas da Transpetro. O primeiro, Estaleiro Atlântico Sul (EAS), é o maior do Brasil e prevê a criação de 22 navios.
Inicialmente idealizado para ser construído no Ceará, após muitos impasses entre a prefeitura do Ceará e o governo, o projeto foi vetado devido a inviabilidade de prazo e terreno adequados.
Da Redação