Ecobrasil

Estaleiro Superpesa inicia construção de navios do Promef

RIO - O primeiro dos três navios do tipo bunker encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) começou a ser construído nesta terça-feira pelo estaleiro Superpesa, do Rio de Janeiro.

O início das obras representa a estreia do Superpesa no Promef, que já mobiliza os estaleiros Ilha S.A (Eisa), Atlântico Sul (EAS) e Mauá, e prevê a encomenda de 49 embarcações.

O Promef, que prevê a contratação de 49 navios, sendo 23 na primeira fase e 26 na segunda, já teve 41 unidades licitadas, com investimentos de R$ 9,6 bilhões. Os demais navios estão em fase de licitação.

Desse total, 11 serão construídos no Rio de Janeiro e 30 em Pernambuco. Os últimos oito navios estão em fase de licitação. Com o programa, a expectativa é de que a frota da Transpetro chegue a mais de 110 navios em 2014.

Os navios encomendados ao estaleiro Superpesa serão voltados para o abastecimento de outras embarcações. Com 91,85 metros de comprimento e calado de 4,5 metros, cada navio bunker terá capacidade para armazenar até 4 mil metros cúbicos de óleo combustível e/ou óleo diesel.

Ao todo, serão utilizadas 3,6 mil toneladas de aço para a construção dos três navios. As duas primeiras embarcações serão lançadas ao mar em 2012 e a última, em 2013. O contrato com o estaleiro Superpesa é de R$ 110,5 milhões.

(Fonte: Valor Online/Juliana Ennes)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira