Com previsão de início parcial de operações no primeiro trimestre de 2013, o estaleiro já conta com uma carteira de pedidos contratada de 16 unidades offshore destinadas à produção de petróleo e gás no Brasil. “A UCN Açu é um extraordinário instrumento para o desenvolvimento da produção de petróleo e gás do Brasil. A contratação do financiamento do FMM reafirma a importância estratégica de sua implantação para o nosso país”, declara o presidente do Conselho de Administração da OSX, Eike Batista.
PUBLICIDADE
O prazo do financiamento é de 252 meses para ambas as instituições financeiras, com 42/36 meses de carência para amortização de principal e 36/30 meses de carência para pagamento de juros junto ao BNDES e CEF, respectivamente. A taxa média de juros prevista é de 3,38% ao ano, com pagamentos mensais junto às amortizações de principal após a carência. A prioridade do apoio financeiro contratado pela OSX junto ao BNDES e CEF foi aprovada pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) em junho do ano passado.
O atual gerente executivo da UCN da OSX, Danilo Baptista, assumiu a diretoria de Construção Naval da OSX em substituição a Eduardo Costa Vaz Musa. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Baptista tem curso de especialização em Engenharia de Equipamentos e Manutenção e desenvolvimento gerencial pela Universidade de São Paulo.
O executivo iniciou a carreira como engenheiro de Equipamentos na Petrobras, onde ingressou em 1978 e trabalhou por 33 anos, atuando na área de engenharia e na área internacional. Em sua experiência internacional, atuou em atividades relacionadas à implantação de projetos na Coreia do Sul, onde passou três anos no estaleiro da Hyundai, além de experiências na China, Estados Unidos e França.
Baptista ingressou na OSX em outubro de 2010, como gerente executivo de Integração.