Do Rio - A Petrobras lançou o programa Progredir, voltado para melhorar as condições de financiamento da cadeia de fornecedores da companhia. A estimativa é que a iniciativa reduza em 20% os custos de captação dos fornecedores e atinja até 250 mil fornecedores.
A estatal tem entre 15 mil e 20 mil fornecedores diretos, que terão direito a financiar até 50% dos contratos firmados com a Petrobras, na modalidade de recebíveis não performados. Um cadastro com os fornecedores da companhia dará aos bancos informações que poderão garantir custos menores nos financiamentos, já que 95% dos fornecedores da cadeia de óleo e gás são pequenas e médias empresas, sem acesso a todas as vantagens do mercado financeiro.
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC vão ter acesso às informações sobre as companhias e poderão competir para conceder o crédito. O programa-piloto, posto em prática em setembro do ano passado, rendeu o volume de R$ 137 milhões para 15 empresas fornecedoras.
Fonte: Valor Econômico/RR
PUBLICIDADE