A Marinha do Brasil informou, nesta sexta-feira (29), que a fragata 'Jerônimo de Albuquerque', a segunda da classe Tamandaré, foi levada na segunda-feira (26) para o Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina, e passou pela operação chamada load out, transferência para um dique flutuante, onde foi feita uma imersão controlada até o navio atingir a sua própria sustentação na água.
Segundo a Marinha, a operação foi realizada conforme o planejado, sem intercorrências. A força naval informou ainda que a imersão do dique e depois a movimentação para o cais, onde a fragata ficou atracada, durou cerca de cinco horas. A partir de agora, serão instalados equipamentos e feito o comissionamento do navio.
PUBLICIDADE
A fragata, que foi lançada em 8 de agosto, começou a ser construída em novembro de 2023, com o corte da primeira chapa de aço, e passou pela cerimônia de batimento de quilha em junho de 2024. A Força explicou que a escolha do nome Jerônimo de Albuquerque é uma homenagem ao primeiro comandante de uma frota naval da Marinha nascido em território brasileiro.