A empresa alemã Fuhrländer, fabricante de aerogeradores completos (torres, pás e geradores), vai se instalar no Ceará no próximo ano, informou ontem o próprio presidente da companhia, Jochim Fuhrländer.
Na primeira fase, de três previstas, o empreendimento, localizado em uma área de dois terrenos somando 15 hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), vai receber um investimento de R$ 20 milhões, com capacidade máxima para atender 600 Megawatts (MW) em projetos por ano, informou.
Conforme o presidente, serão gerados de 800 a 1 mil empregos diretos, somados a 400 trainees, que serão capacitados em um centro de treinamento, em parceria com o Governo do Estado.
Os planos da concorrente Wobben Wind Power, fábrica já instalada no CIPP, são ousados para o Ceará. Além da fábrica, está em discussão a instalação de um parque eólico, com capacidade instalada de 60 MW. É a segunda etapa do projeto.
Fuhrländer critica o preço da energia eólica no Brasil. Para ele, é muito barata e não incentiva novos investimentos. “Os bancos alemães estão interessados em investir no setor no Brasil - potencialmente no Ceará -. mas são necessários novos leilões para que novos projetos surjam”, afirmou.
(Fonte: O Povo (CE)/AJ)
PUBLICIDADE