Navalshore 2024

Furg sedia hoje a Rede de Inovação da Indústria Naval

Nesta sexta-feira, 9, o Cidec-sul, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) será sede de uma reunião da Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Offshore - Recino. A reunião, que começa às 13h30min, servirá para a formação do Comitê Gestor do Núcleo Regional RS da Rede, indicação do coordenador do núcleo e traçar o Plano de Ações Estratégicas.
A Recino foi criada em setembro de 2009, com a participação da Furg e da Prefeitura do Rio Grande. Tem como articuladores a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma) e o Centro de Excelência em Engenharia Naval e Oceânica (Ceeno). Foram lançados cinco núcleos da Recino, sendo dois em São Paulo, um em Pernambuco, um no Rio de Janeiro e um no Rio Grande do Sul, com sede na Furg.
Segundo o vice-reitor da Furg, professor Ernesto Luiz Casares Pinto, integrante da Recino, a iniciativa visa a estabelecer uma forma de ação comum para o desenvolvimento de ações visando aos níveis internacionais de competitividade à indústria naval e offshore brasileira. As primeiras ações são a construção e criação de uma agenda tecnológica e carteira de projetos que envolvam diretamente demandas advindas da indústria, a serem encaminhadas a fundos de ciência e tecnologia.
Além do vice-reitor, a Furg ainda mantém no Comitê Gestor provisório da Recino a professora e doutora Silvia Silva da Costa Botelho, do Centro de Ciências Computacionais. Ela é uma das representantes do Ceeno.
Parceiros
Entre os parceiros do Núcleo Regional da Recino estão desde empresas isoladas ou em associações (Wilson, Sons, Quip, Petrobras, Engevix, Fiergs e ABDI); instituições como Furg, UFRGS, UFPel, os Institutos Federais do Rio Grande do Sul e Sul-rio-grandense, Superintendência do Porto do Rio Grande, Prefeituras de Pelotas e Rio Grande, Sebrae/RS, Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS e BNDES e ainda entidades como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).

(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira