MSC

Futuro estaleiro Eisa vai propiciar instalação de escola profissionalizante

A partir desta sexta-feira (7), o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), reforça a efetivação de políticas públicas, ofertando condições estruturais para a implementação daquele que é considerado o maior empreendimento econômico da história do Estado – o Estaleiro Eisa, orçado em R$ 1,5 bilhão. A licença prévia do empreendimento foi concedida, por unanimidade, na segunda-feira, em reunião do Conselho Estadual de Proteção do Ambiental (Cepram).
Em função disso, o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, vai ao município de Coruripe, a partir das 14 horas, acompanhado de técnicos do Sistema “S” (Senai, Sesc, Senai) , além de profissionais ligados ao Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Microempresas (Sebrae), com objetivo fazer uma análise e receber sugestões das condições físicas onde será entregue a 1ª Escola Profissionalizante do Estado, dentro do Programa “Brasil Profissionalizado”, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e do governo de Alagoas, firmada em 2009.
Voltada a vários cursos profissionalizantes - aproveitando as condições potenciais da região com suas características -, a escola de Coruripe tem perspectiva de ser inaugurada ainda neste mês de maio, de acordo com Teófilo.
Em todo o Estado, serão nove escolas espalhadas por várias regiões, cujos recursos são da ordem de R$ 18 milhões, com prazo de conclusão estimado em três anos.
A estrutura da 1ª escola profissionalizante será montada na Escola Estadual Maria Alice Beltrão de Castro Siqueira, em Coruripe, e ofertará, de imediato, cursos como técnico de artesanato; técnico em guia de turismo; cooperativismo, design, técnico em comércio e curso de equipamentos de localização em comunicação, entre outros. Todos com direito a laboratórios de informática.
“O governo já adquiriu todo o equipamento necessário para a montagem da escola que foi a primeira a ser construída para ser profissionalizante. Com a visita, queremos ver como os técnicos do Sistema S podem nos auxiliar e sugerir o melhor aproveitamento dos espaços disponibilizados, bem como dos equipamentos, dada a grande experiência desses profissionais na área, e com quem desejamos firmar parcerias”, explicou o secretário, ao acrescentar que essa é a 1ª etapa de um projeto que visa capacitar a comunidade no entorno do Estaleiro Eisa, cuja licitação e obras devem ser impulsionadas nos próximos meses.
“Depois da análise dos técnicos nesta primeira fase, partiremos para a implantação da segunda fase, que é viabilizar a capacitação das pessoas visando ao aproveitamento de mão de obra para o Estaleiro Eisa”, completou Teófilo.
Paralelo à inauguração da escola profissionalizante, Teófilo adiantou que a secretaria vai intensificar a implantação do Projeto de Alfabetização para Jovens e Adultos (AJA) na região de Coruripe. “Isso é importante porque as pessoas precisam de um mínimo de conhecimento para ter condições de participar da cadeia que será gerada com o empreendimento”, ressalta o secretário.
Teófilo acrescenta que entre as disciplinas que devem ser implamentadas na segunda fase da escola, já visando à capacitação do Estaleiro Eisa, estão cursos como máquinas navais; eletromecânica; técnico e análise química.
O empreendimento que visa à construção de navios pretende abrir, inicialmente, cerca de 4 mil postos de trabalhos na região do entorno do município de Coruripe, principalmente após concedida a licença definitiva entre o IMA e o Ibama, o que deve ocorrer nos próximos meses.
Segundo o secretário, dentro do cronograma estabelecido pelo governo de Alagoas, depois da inauguração da escola profissionalizante de Coruripe, as próximas escolas profissionalizantes a serem entregues dentro nas nove previstas contemplarão cidades como Maceió, Arapiraca, Pilar, Teotônio Vilela e Penedo.

Fonte: Alemtemporeal/Secom/AL



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira