MSC

Gabrielli detalha propostas do marco regulatório do pré-sal

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, participou, nesta sexta-feira (22), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, do seminário Pré-sal e o Rio Grande do Sul – Oportunidades para a Indústria, Trabalhadores e Sociedade. Ao lado do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto e de outras autoridades da área, Gabrielli detalhou as propostas do marco regulatório para o pré-sal.

Segundo ele, a Petrobras terá um desempenho especial no novo modelo, trabalhando como operadora única destas áreas. Ele afirmou que "haverá otimização de recursos e as demandas serão tratadas em larga escala e com a garantia de conteúdo nacional, refletindo em emprego e renda no país". Além disso, conforme o dirigente, o conhecimento tecnológico ficará sob responsabilidade de uma empresa brasileira e de universidades parceiras.

Para ele, um dos obstáculos a serem superados é "a velocidade de crescimento da cadeia de fornecedores para acompanhar a demanda por equipamentos, prevista no Plano de Investimentos de US$ 224 bilhões até 2014".

Gabrielli ainda destacou o portal do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) como importante ferramenta para que os fornecedores possam programar-se para atuar no atendimento das demandas da companhia nos próximos anos.

"Foram mapeados mais de 1,3 mil itens de materiais, equipamentos e componentes com projeção até 2014 que estão disponíveis no site do Prominp para que as empresa possam localizar potenciais clientes e fornecedores", ressaltou Gabrielli.

Já Miguel Rossetto ressaltou o desafio de curto prazo que o novo marco regulatório representa para a indústria gaúcha. Ele lembrou que a inserção do setor produtivo do Rio Grande do Sul no atendimento das demandas da Petrobras "contribuirá para a geração de renda e emprego no estado e para a criação de uma base tecnológica e de engenharia importantíssima não apenas para as áreas de petróleo e gás, mas para toda a indústria gaúcha".

O seminário, que buscou discutir a participação do Estado na cadeia produtiva do pré-sal, foi promovido pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, com apoio da Ufrgs, e foi aberto pelo governador eleito Tarso Genro (PT). Os debates contaram ainda com as participações de Marcus Coester, coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da Fiergs, Rui Vicente Oppermann, vice-reitor da Ufrgs e Ronaldo Zülke, deputado estadual e representante da Comissão da AL.

Fonte: Jornal do Commercio(RS)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira