Receba notícias em seu email

MSC

'Gagarin Prospect' vence prêmio na Nor-Shipping como navio da próxima geração

"Gagarin Prospect", o primeiro petroleiro Aframax do mundo projetado para navegar com GNL, foi coroado como o vencedor do Prêmio Navio de Nova Geração 2019. O prêmio, concedido pelo ministro do Comércio norueguês Torbjørn Røe Isaksen na cerimônia de abertura do Nor-Shipping em Oslo na noite de segunda-feira (3), viu o navio derrotar uma lista competitiva que contou com Yara Birkeland, juntamente com inovadores conceitos de navio-tanque da AET e Teekay.

O prêmio Next Generation Ship Award é uma celebração da inovação no design e na tecnologia de navios. Tornou-se parte integrante da Nor-Shipping desde o seu lançamento em 2011. Este ano o prêmio foi combinado com o Energy Efficiency Award e aberto a navios já construídos desde a última exposição Nor-Shipping em 2017, a navios mais antigos que foram submetidos retrofit ou conversão e para novas construções programadas para estrear nos próximos cinco anos.


PUBLICIDADE



Foco verde

O "Gagarin Prospect" foi entregue pela Hyundai Samho Heavy Industries em julho de 2018 e agora está afretado pela Shell por até dez anos. É o primeiro de um pedido inicial de seis desses navios pela Sovcomflot como parte de sua iniciativa “Green Funnel”. Este foi lançado em parceria com a Shell para introduzir o GNL como combustível primário para petroleiros de grande capacidade e, em geral, para navios não vinculados a rotas fixas ou horários estabelecidos.

Com seu casco de classe 1A, o "Gagarin Prospect" foi projetado para operações de exportação durante todo o ano em áreas com condições de gelo desafiadoras. Está equipado com radares de gelo e holofotes, garantindo total conformidade com o recém-introduzido Código Polar. Seus principais motores, auxiliares e caldeiras são de duplo combustível e o navio opera regularmente em GNL. 

É equipado com um motor bicombustível X-DF de baixa pressão, para minimizar as emissões de partículas. Quando não estiver usando combustível de GNL, a instalação da tecnologia de Redução Catalítica Seletiva permite que o navio cumpra os regulamentos do Nível III que regem as emissões de NOx.

Definindo novos padrões

Falando sobre o prêmio deste ano, o diretor da Nor-Shipping, Per Martin Tanggaard, disse: “Foi uma lista muito surpreendente para este primeiro ano do nosso prêmio combinado, demonstrando o grau de ambição e inovação que definem a construção naval moderna. Acredito que temos um vencedor digno em "Gagarin Prospect", mas todos esses navios serão, sem dúvida, vencedores no mercado mais amplo — criando novos padrões para ativos de transporte eficientes, produtivos e com foco ambiental".

A feira Nor-Shipping acontece em Oslo e Lillestrøm, Noruega, de 4 a 7 de junho. Cerca de 35 mil visitantes de mais de 75 países, com cerca de mil empresas expositoras, devem comparecer ao evento este ano.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira