RIO - A GE Oil & Gas informou ontem, quinta-feira, ter assinado contrato de mais de US$ 300 milhões com a Petrobras para o fornecimento de sistemas de “manifold” (junção de tubos e canais) para águas ultraprofundas. O valor do acordo chega a mais de US$ 300 milhões, segundo a GE.
De acordo com a GE, serão os primeiros “manifolds” da subsidiária brasileira da empresa norte-americana a serem utilizados em campos do pré-sal, localizados na costa brasileira, a aproximadamente 2.500 metros de profundidade.
Em comunicado, a GE detalhou que o contrato com a Petrobras prevê fornecimento de oito manifolds de injeção modular alternada de água e gás, além dos equipamentos de controle das máquinas, o que permite o controle da entrada ou saída de mais de quatro poços.
Na análise do CEO de Subsea Systems da companhia, Rod Christie, o contrato permitirá que a GE Oil & Gas expanda o seu portfólio de soluções fornecidas para suportar o desenvolvimento nos campos do pré-sal. A subsidiária brasileira informou ainda que os equipamentos serão produzidos no Brasil.
No informe, a presidente e CEO da GE Oil & Gas para a América Latina, Patricia Vega, lembrou que sua empresa tem relacionamento de longa data com a Petrobras para desenvolver equipamentos e soluções essenciais para suportar as operações offshore no Brasil, principalmente no pré-sal.
A GE lembrou, no comunicado, que em 2012, a Petrobras assinou contrato para aquisição de longo prazo dos chamados sistemas de cabeça de poço da GE, que também serão utilizadas nos campos do pré-sal.
(Fonte:Valor Econômico/Alessandra Saraiva)
PUBLICIDADE