Governador de SC e representantes de entidades se manifestam sobre estaleiro da OSX

Bilionário Eike Batista desistiu de instalar o projeto no Estado

O Estaleiro OSX não será instalado em Biguaçu, na Grande Florianópolis. O empresário Eike Batista desistiu do projeto no Estado e definiu que a sede será o Rio de Janeiro. O anúncio feito nesta terça-feira teve repercussão no governo estadual e nas entidades industriais e ambientais de Santa Catarina.

Pego de surpresa com a decisão, o presidente em exercício da Fundação do Meio Ambiente, Luiz Antônio Garcia Corrêa, diz que o processo de licenciamento ambiental no Estado está em curso e que, para paralisá-lo, a empresa terá que se manifestar oficialmente.

O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, prefere não falar até a reunião que tem nesta quarta-feira, às 13h, com a empresa, quando deverá ser comunicado da desistência.

O governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, diz que todos os esforços foram feitos para que o estaleiro ficasse em Santa Catarina:

— O governo estadual fez todos os esforços para assegurar o empreendimento na expectativa de gerar novos empregos e renda e de forma conciliar desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Destaco a mobilização de todos os setores do governo, de forma suprapartidária.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Alcantaro Corrêa, comenta a questão econômica:

— Santa Catarina perde a oportunidade de entrar com força em um dos segmentos com maior potencial de crescimento nos próximos anos no Brasil. O estaleiro seria um impulsionador para o desenvolvimento da indústria catarinense, integrando diversas cadeias produtivas.

O Diretor do Instituto Sea Shepherd, Hugo Malagoli, comemora a decisão:

— Apesar de toda pressão política que houve sobre esse projeto da OSX, sabemos do prejuízo social e ambiental que essa obra provocaria, depois de dois pareceres negativos do ICMBio. Estou eufórico! A vida marinha venceu mais esta batalha.

Para o advogado da ONG Montanha Viva, Eduardo Bastos Lima, o local não era adequado:

— Nossa posição sempre foi não perder o empreendimento no Estado, mas foram feitos questionamentos sobre a localização e a condução do licenciamento. Não somos contra o empreendedor ou o empreendimento, mas sim ao local. Poderia afetar tanto os golfinhos, como a pesca artesanal ou a maricultura.

O Grupo EBX anunciou que estuda outros empreendimentos para a propriedade em Biguaçu. O megaterreno já comprado poderá receber algum investimento do grupo. Como Eike sempre disse que não instala empresas onde não se considera bem-vindo, o que vem por aí não deverá chegar perto do que viria.

Cronologia
Setembro de 2009
O bilionário Eike Batista apresenta o projeto de construção do estaleiro a empresários e políticos catarinenses em almoço na Fiesc
Dezembro de 2010
A consultoria Caruso Jr. conclui o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima)
Março de 2010
A OSX promove uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bovespa
Abril
O ICMBio, órgão responsável pelas unidades de conservação federais, apresenta parecer contrário à instalação em Biguaçu. Devido ao IPO, a OSX respeita um período de silêncio e não se manifesta
Maio
A OSX protocola na Fatma um novo relatório, com alternativas para os problemas apontados
Junho
O ICMBio mantém o parecer contrário à construção em Biguaçu
Julho
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anuncia a criação de um grupo de trabalho para estudar os impactos do projeto e vai enviar ao Estado um grupo de técnicos do ICMBio nacional. Três audiências públicas são feitas. Dia 20 em Governador Celso Ramos. Dia 21 em Biguaçu e dia 22 na Capital
Setembro
ICMBio nacional assume o processo e grupo de trabalho tem prazo de 30 dias para entregar o parecer
Outubro
ICMBio nacional prorroga o prazo por mais 30 dias
Novembro
Data final para o grupo de trabalho entregar o parecer é fixada em 12 de novembro. O parecer é entregue no prazo ao presidente do ICMBio, Rômulo Mello
Terça-feira, 16
Mello diz que só vai divulgar a decisão dia 15 de dezembro. Eike Batista desiste do projeto em Santa Catarina

Fonte: Diário Catarinense



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira