O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira (11) que o governo vai defender no Senado a proposta original que havia enviado à Câmara sobre o novo modelo de exploração do pré-sal. Nesta quarta-feira (10), o governo sofreu uma derrota ao ter a proposta original modificada pelos deputados.
“O governo vai continuar no Senado no esforço com os líderes da base e com a oposição para garantir a aprovação das teses fundamentais. A proposta para a Câmara não tratava do tema dos royalties. Vamos fazer debate para recuperar isso no Senado e garantir também a aprovação da proposta original em relação aos temas do Fundo Social”, disse.
Governistas vão tentar novo acordo antes de votação sobre royalties
O governo também é contra a mudança feita pelos deputados para a destinação dos recursos do Fundo Social do pré-sal. Originalmente, esses recursos deveriam ser aplicados apenas em ações de cultura, meio ambiente, educação, ciência e tecnologia e combate à fome e à pobreza. Contudo, na Câmara foi incluída a aplicação de recursos na Previdência Social. A mudança foi criticada por Lula, que a classificou como “farra do boi”.
Substituição
Durante a reunião com Temer, Sarney e Jucá, Lula reafirmou que pretende substituir os ministros que deixarem suas pastas para concorrer nas próximas eleições por pessoas que já estão nos ministérios, em geral pelos secretários-executivos.
Segundo Padilha, os peemedebistas não contestaram a regra que deve ser adotada pelo presidente e “em linhas gerais eles concordaram com isso”. (fonte: G1)
PUBLICIDADE