Hurb e TideWise desenvolvem projeto pioneiro para o transporte de passageiros em barcos autônomos pelas hidrovias do Rio de Janeiro 

Embarcação de mobilidade urbana não poluente deve zarpar para suas primeiras viagens já em dezembro deste ano

O Hurb Labs, parte da Hurb, plataforma de viagens online, em parceria com a TideWise, empresa do segmento de barcos autônomos, desenvolveram um projeto inovador utilizando a tecnologia de embarcação autônoma ecológica. O novo transporte, que será usado para o translado de passageiros pelos canais de águas da cidade, está previsto para dezembro deste ano.

A nova parceria vai explorar algumas rotas hidroviárias da cidade para conectar atrações turísticas e polos importantes, como o Pão de Açúcar e o Centro do Rio, a Península na Barra da Tijuca (sede do Hurb) e a estação de metrô Jardim Oceânico. O barco foi batizado de "Arya", nome que significa essencial e nobre, fazendo referência direta aos valores do Hurb. O termo também está relacionado ao ar, um dos quatro elementos da natureza. Além do seu significado, "Arya" é uma homenagem especial à mascote do Hurb.

PUBLICIDADE

Incatep


Utilizando sensores a laser (LiDAR), radares e sistemas de câmeras, os Awas serão capazes de navegar de maneira segura, compartilhando as mesmas vias aquaviárias das embarcações convencionais. Além disso, podem operar em condições climáticas adversas, carregando diferentes sensores que coletam dados ambientais a cada trajeto. Sua comunicação é feita via satélite, 4G ou link de rádio com alcance de até 18 Km, o que permite ao operador monitorar e controlar a embarcação com precisão e segurança em tempo real.

“Estamos muito entusiasmados com esse projeto. O transporte pelo modal aquaviário proporcionará uma experiência flexível e criativa, com uma navegação em meio à natureza das lagoas da Barra da Tijuca. Além da comodidade, a iniciativa é totalmente sustentável e vai chamar a atenção para a questão da preservação ambiental a partir da visibilidade que esperamos que ela alcance”, afirma João Ricardo Mendes, Fundador e Co-CEO do Hurb.

Para seus idealizadores, o barco será uma nova opção de mobilidade urbana capaz de poupar o tempo das pessoas e integrar a malha urbana já existente. Embarcações similares já estão em início de operação em outros países como "Roboat", em Amsterdã, na Holanda. No Brasil, o Awa será o primeiro modelo em operação, com o know-how da TideWise.

“Estamos aplicando toda a experiência de trabalho offshore nacional e internacional para tornar mais segura a viagem dos passageiros. Nós colaboramos com a Marinha do Brasil para a construção do primeiro regulamento provisório para operações de embarcações autônomas. A proposta está alinhada com o que está sendo feito ao redor do mundo, porque há um consenso mundial para que as regulações com o uso dessa nova tecnologia sejam similares, garantindo condições seguras para a operação”, explica o CEO da TideWise, Rafael Coelho, engenheiro naval e especialista em embarcações autônomas.

As embarcações autônomas podem ser operadas localmente ou remotamente, não há uma ausência de condução, mas o uso de automação nas execuções repetidas. Em princípio, a embarcação irá transportar os colaboradores do Hurb, na rota de passageiros entre a Península, onde fica a sede da empresa, e a estação Jardim Oceânico do metrô, em percursos de ida e volta com duração de cerca de 20 minutos em cada trecho, com capacidade para 15 pessoas e bicicletas.

O sistema será 100% elétrico e por isso não emitirá gases poluentes. Painéis fotovoltaicos, que serão instalados tanto na embarcação quanto no píer de atracação (localizado na Península), que será utilizado como estação de recarga contribuirão para o carregamento das baterias diminuindo ainda mais o impacto ambiental da iniciativa. Além disso, a tecnologia utilizará métodos de Inteligência Artificial (IA) para detectar óleo e poluição na água durante a navegação, contribuindo assim para os agentes reguladores em medidas de controle ambiental.

A Parceria

As duas empresas trabalham juntas desde janeiro de 2022. O barco Awa é a primeira iniciativa do Hurb Labs (divisão de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Hurb). E, ainda, a primeira vez que a TideWise irá operar barcos autônomos, exclusivamente, para o transporte de passageiros no Brasil. O Centro de Controle de Operações da TideWise ficará na sede do Hurb, local onde serão operadas todas as viagens.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira