DE CURITIBA - Um investimento de R$ 100 milhões da multinacional Subsea7, de petróleo e gás, no litoral do Paraná foi suspenso por causa de problemas no licenciamento ambiental.
A Subsea7, cujo maior cliente no Brasil é a Petrobras, iria erguer uma fábrica no Estado para montagem de dutos submarinos, usados na exploração de petróleo.
A empresa já havia comprado, em 2007, um terreno de 2.600 hectares em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, e havia obtido o licenciamento ambiental prévio no final do ano passado.
A licença para o início da construção, porém, foi negada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), que entendeu que é preciso fazer adequações na proposta.
Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná, o atual projeto "não estava adequado ambientalmente" e precisa ser alterado.
Os pontos críticos no projeto apresentado pela multinacional, segundo o IAP, são os impactos do empreendimento no ambiente e o zoneamento da área.
O secretário estadual da indústria, Ricardo Barros, diz que a Subsea7 precisava que o licenciamento saísse, no máximo, até julho deste ano, de modo a atender os contratos firmados com a Petrobras.
A multinacional busca alternativas para instalar a fábrica -especialmente em São Paulo e no Espírito Santo.
Fonte: Folha de São Paulo
PUBLICIDADE