MSC

Indústria naval argentina inicia novo ciclo com navios pesqueiros

O estaleiro argentino Federico Contessi y Cía. S.A. entregou em 5 de fevereiro a embarcação de pesca "Huafeng 827" ao armador Dalian Huafeng Aquatics Products S.A. O navio multiuso de 24,1 metros operará em Mar del Plata.

É o primeiro lançamento da série de seis navios gêmeos contratados há cerca de um ano pelo armador integrante do Grupo Arbumasa Pesca Austral, uma das principais empresas pesqueiras do país, com uma frota de 23 navios e faturamento de mais de US$ 150 milhões anualmente em exportações.

Esses seis navios irmãos vão substituir outras seis unidades, quatro das quais foram construídas pelo Contessi nos anos 70 e 80. Este fato representa um marco para o estaleiro, que atualmente tem outras cinco embarcações de pesca em construção para diferentes armadores. A empresa defende vigorosamente há décadas a política industrial que prioriza a construção naval nacional sobre a importação.

PUBLICIDADE

MCI


Com essas construções, financiadas pelo armador, destaca o estaleiro, consolida-se um processo que permite garantir o negócio por vários anos. Este contrato também é relevante porque representa o maior investimento privado na indústria naval argentina nos últimos 30 anos.

Domingo Contessi, presidente do estaleiro, disse durante o lançamento: “O acompanhamento do Ministério do Desenvolvimento Produtivo no cumprimento das normas que impedem a importação de navios usados que podem ser construídos no país justifica grande parte do ressurgimento da indústria naval. Este processo deve continuar. Temos de deixar de ter uma frota de pesca obsoleta e substituí-la por embarcações modernas, mais amigas do ambiente, mais seguras e orientadas para a qualidade do produto. Este é um processo e levará muitos anos. Por esta razão, devemos separar e diferenciar a política de renovação da frota das medidas de gestão que são necessárias para preservar o recurso e que também apoiamos”.

Sobre o Estaleiro Federico Contessi

O estaleiro Federico Contessi e Cia S.A. é uma empresa familiar de Mar del Plata, Argentina, com mais de 70 anos de experiência na indústria de construção e reparação naval. Já construiu 1.389 navios em madeira, aço naval, GRP e alumínio.

O estaleiro destaca que conseguiu superar as crises mais duras da indústria naval argentina "graças à vocação e determinação de seus gestores, que decidiram manter as fontes de trabalho abertas, continuando com a construção mesmo sem encomendas e financiando-as com recursos próprios para manter o negócio".

O estaleiro vive agora uma situação inédita, com vários navios contratados para entrega nos próximos anos, como parte do processo de renovação da frota pesqueira argentina. Sua força de trabalho aumentou 100% e está em andamento um processo de investimento em máquinas e equipamentos de última geração. Foi concluída a primeira etapa de uma grande ampliação das instalções, obra que permite aumentar a capacidade produtiva, tanto em número de unidades quanto em tamanho.

Sobre a Dalian
A Dalian Huafeng Aquatics Products é uma empresa do Grupo Arbumasa Pesca Austral. A empresa iniciou suas operações em Mar Del Plata na década de 90 e desde então o crescimento tem sido contínuo. Sob o nome de Ardapez SA, começou a operar duas instalações de processamento terrestre, expandindo-se gradualmente com a compra de navios e transportadores de pescado fresco e finalmente fundindo-se com a empresa Arbumasa com sua frota de arrastões de vara e congeladores.

Atualmente, o Grupo emprega em média mil pessoas diretamente e opera um total de 23 embarcações, entre peixes frescos, barcos de trave e jigger.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira