MSC

Interessados no Brasil

 

 

Governantes e estaleiros de Galícia, na Espanha, visitam o Brasil em busca de oportunidades para o setor naval galego

PUBLICIDADE

Ecobrasil


 

 

Estreitar laços econômicos e comerciais entre Galícia, na Espanha, e Brasil para buscar oportunidades para o setor naval galego. Com esse objetivo, uma delegação espanhola, composta de autoridades de governo e estaleiros, visitou o Rio de Janeiro em novembro e manteve reuniões com o governador do estado, Sergio Cabral;

o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Julio Bueno; a Sete Brasil, a Petrobras e representantes de estaleiros e armadores nacionais. Para o presidente da Junta de Galícia, Alberto Núñez Feijóo, a visita ao Brasil foi o primeiro passo do trabalho, mas já espera negociar acordos estratégicos em breve.

“Acabamos de nos conhecer. Esperamos que, com a aproximação, isso vá se concretizando do mesmo jeito que fizemos com a [petroleira mexicana] Pemex, com quem trabalhamos oito meses. A expectativa é que no espaço de um semestre comece a se concretizar algo com estaleiros e armadores”, estima Feijóo. Com a Pemex, foi fechado um contrato no valor de US$ 350 milhões  para a construção de dois barcos de apoio logístico às plataformas e sete rebocadores. A delegação espera ter acordos semelhantes com a Petrobras e com outras empresas que tenham contrato com a estatal.

São diversas as áreas de negócios nas quais os estaleiros galegos podem atuar. Entre as frentes de trabalho, diz Feijóo, estão a montagem de parcerias com estaleiros brasileiros visando à transferência de tecnologia, além de construção e reparação de barcos. “Tudo isso é possível, estamos abertos às fórmulas que mais sejam convenientes às empresas. Queremos ofertar aos estaleiros brasileiros a possibilidade de ver complementada sua capacidade de construção de barcos com a experiência de estaleiros galegos. Também estamos abertos à reparação de grandes barcos de empresas brasileiras que estão operando na Ásia e na África”, disse ele.

Além do presidente da Junta de Galícia, também fizeram parte da delegação espanhola o secretário de Economia e Indústria da Junta, Javier Gierra, e representantes dos estaleiros Navantia, Barreras, MetalShips, Vulcano e Freire. Os integrantes chegaram no último dia 5 de novembro e ficaram no Brasil até o dia 8. Neste último dia foi realizada a reunião com a Petrobras para mostrar os estaleiros galegos e tentar fechar acordos para a construção de navios no país europeu. “Galícia se compromete com o cumprimento dos prazos de entrega dos barcos”, garantiu.

O estaleiro Navantia inclusive, lembra ele, foi responsável pela construção de três plataformas para a Petrobras. Os outros estaleiros podem construir também hotéis flutuantes, rebocadores, navios-tanques e barcos de apoio às plataformas. Para Feijóo, a política brasileira de conteúdo local não deve ser um obstáculo às negociações. “Nos sentimos unidos ao Brasil. Galícia fala um idioma muito parecido com o daqui, temos muito respeito e admiração pelo país. Portanto seria uma oportunidade de melhorar as relações entre Espanha e Brasil”, afirma.

Cerca de 60% dos estaleiros da Espanha estão instalados na cidade de Galícia. Mas em razão da crise europeia, os empreendimentos estão com uma capacidade ociosa bastante grande. “Por isso estamos tentando ser úteis a grandes petroleiras da América Latina, como a Pemex e a Petrobras”, justifica ele, ressaltando que os estaleiros galegos já construíram barcos para armadores da Noruega, Austrália, França e Marinha de Guerra da Arábia Saudita.

 



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira