A inauguração do Centro de Educação Jackson Monteiro Ferreira trouxe grande entusiasmo aos executivos do Sinergy Group, responsável pela instalação do Estaleiro Eisa S.A, no município de Coruripe. A previsão do grupo é de que cerca de 80% da mão de obra seja formada por trabalhadores locais, onde boa parte será extraída dos cursos profissionalizantes. Nos primeiros anos de execução das obras de construção do estaleiro, cerca de três mil trabalhadores estarão operando no empreendimento. Após o término das obras e o início da produção de navios, 10 mil profissionais estarão atuando diariamente nas instalações do complexo.
De acordo com o presidente do setor de estaleiros do Sinergy Group, Manoel Ribeiro, que esteve presente à inauguração do Centro, é fundamental reduzir o número de profissionais trazidos de outras localidades, fator que oferece menores custos à empresa, bem como contempla o compromisso social do empreendimento, que é garantir a geração de emprego e renda para os alagoanos.
“É de se destacar a qualidade das instalações e o cronograma das aulas. Os participantes dos cursos sairão com a qualificação necessária para atuarem imediatamente nas funções que estão sendo habilitados. As atividades práticas e teóricas que serão desenvolvidas, vão os tornar profissionais com capacidade para operarem em uma série”, afirma.
O secretário Luiz Otavio Gomes fez questão de destacar a importância da nova escola do Senai em Coruripe. "Mais uma vez os empresários alagoanos, liderados pelo competente presidente da FIEA, José Carlos Lyra, demonstram seu comprometimento com o desenvolvimento de Alagoas", afirmou. Ele lembra que as modernas dependências inauguradas hoje vão formar mão de obra qualificada para atender aos muitos empreendimentos que serão instalados na região, principalmente o estaleiro Eisa.
Audiência Pública vai debater instalação do Estaleiro Eisa em Coruripe
Na próxima quinta-feira (19), na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Amálio Maria, no Pontal do Coruripe, o Ibama realiza uma audiência pública com a população local, lideranças políticas da região, representantes de entidades com trabalho voltado para a proteção ambiental e o setor empresarial para apresentar o estudo de impacto ambiental do novo empreendimento. Na oportunidade, a direção do Sinergy Group também vai detalhar o relatório de impacto ao meio ambiente do Estaleiro Eisa Alagoas.
"O Sinergy Group fará uma explanação de todo o empreendimento, assim como a empresa responsável pelo estudo de impacto ambiental. Esse esforço demonstra a transparência que marca todo o processo", destacou o secretário Luiz Otavio Gomes, que estará presente na audiência.
Ele ainda destacou a importância da participação maciça da população, principal interessada na implantação do empreendimento. “A sociedade precisa enxergar seu papel fundamental nesse processo. Precisamos de sugestões, novas ideias, opiniões para que a instalação do Estaleiro Eisa Alagoas, no município de Coruripe, contemple seus objetivos do ponto de vista ambiental e social”, completou.
A Escola Municipal de Educação Básica Francisco Amálio Maria fica na Rua São Francisco Amálio Maria, S/N. Moradores dos municípios de Maceió, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Feliz Deserto, Roteiro, Piaçabuçu, São Miguel dos Campos, Penedo e Teotonio Vilela, que desejam participar da audiência, poderão se deslocar para o Pontal do Coruripe por um ônibus que partirá da sede de cada prefeitura.
Fonte: Primeira Edição
PUBLICIDADE