A Itaipu Binacional, empresa responsável pela hidrelétrica na fronteira do Brasil com o Paraguai, apresentou nesta quarta-feira (8), no reservatório da usina no Rio Paraná, um barco 100% movido a hidrogênio verde (H2V), que não emite gases do efeito estufa (GEE). A embarcação, de alumínio e com 9,5 metros de comprimento e três metros de largura, será lançada oficialmente em Belém, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A embarcação conta também com sistema para uso de energia solar e, durante a navegação, não emite barulho nem poluentes. Ela será usada inicialmente na coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos nas ilhas habitadas da capital paraense, mas há previsão de uso também no transporte de passageiros, segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, que disse que barcos a hidrogênio poderão ser utilizados ainda no apoio à exploração e produção de petróleo na Margem Equatorial.
PUBLICIDADE
O projeto foi desenvolvido pelo Itaipu Parquetec, centro de inovações em soluções sustentáveis da Itaipu Binacional, e é o primeiro do tipo na América Latina. O barco ficará sob responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia e é ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA).
Com informações da Agência Brasil