Um projeto japonês de P&D, direcionado para captura e armazenamento de carbono, concluiu a construção do primeiro navio para transporte de dióxido de carbono líquido (LCO2).
Batizado de "EXCOOL", o navio de 1.290 dwt foi construído pela Mitsubishi Shipbuilding. A cerimônia de batismo e entrega aconteceu nesta terça-feira (28) no estaleiro japonês Shimonoseki. A embarcação é propriedade da Sanyu Kisen Kaisha, uma empresa de gestão de navios com sede em Kobe, e está sendo fretada à Nippon Gas Line para testes.
PUBLICIDADE
O governo japonês espera que a captura, transporte e armazenamento de carbono se tornem totalmente operacionais até 2030, desempenhando um papel fundamental nos esforços do país para alcançar emissões líquidas zero de carbono.
O projeto foi lançado pela Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (Nedo) do Japão em junho de 2021. A Engineering Advancement Association (ENAA) do Japão expandiu a pesquisa inicial, que estudava os projetos conceituais para o transporte de CO2 desde 2008.
A embarcação foi construída com tanque, equipamentos e sistema de manuseio projetados pela ENAA. A construção começou em outubro de 2022 e o navio foi lançado em março de 2023. A embarcação tem 71,9 metros de comprimento e capacidade de tanque de carga de 1.450 metros cúbicos.
Na próxima fase do projeto de demonstração, o "EXCOOL" será usado para testar o carregamento e transporte de LCO2 com o objetivo de firmar uma tecnologia para o transporte marítimo em grande volume e longa distância.