A Keppel Fels Brasil, através do Estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, entregou o FPSO Cidade de São Paulo 19 dias antes do previsto e com um excelente histórico de segurança. A embarcação tem uma capacidade de produção de 120.000 barris de petróleo por dia (bpd) e é capaz de comprimir 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
O projeto é o primeiro de dois FPSOs que a BrasFels está empreendendo para Modec e Toyo Offshore Production Systems Pte Ltd (MTOPS), uma joint venture entre a Modec, Inc. (Modec) e and Toyo Engineering Corporation (Toyo).
Por ter alcançado este desempenho de excelência em segurança durante os dois anos do projeto, o MTOPS premiou a BrasFels com um bônus de segurança, além de um bônus pela entrega antecipada (US$ 2 milhões).
O FPSO Cidade de São Paulo chegou ao BrasFels no final de 2011, e em breve vai começar a operar para a Petrobras e seus parceiros na região do pré-sal da Bacia de Santos. O trabalho da BrasFels no projeto do FPSO compreendeu na fabricação de
manifolds do riser, área para armazenamento de equipamentos e materiais, e torre de flare, bem como a montagem e integração a bordo da embarcação.
O presidente & CEO da Keppel Fels Brasil, Mr Kwok Kai Choong, ressaltou a parceria entre a BrasFels e os contratantes do FPSO Cidade de São Paulo.
- É muito gratificante ver a nossa parceria crescer com a MTOPS, Modec e Toyo. A entrega bem sucedida e antecipada do FPSO Cidade de São Paulo é a prova do bom trabalho feito em equipe e a nossa capacidade de entregar um FPSO com qualidade para as operações da Petrobras. Também somos gratos por estas premiações pela realização de um trabalho com segurança e pela entrega antecipada. Isso representa um grande incentivo para nós e nos impulsiona a continuar com nossos esforços para garantir serviços de qualidade, dentro do prazo para todos os nossos clientes.
Detentor das maiores facilidades na América Latina, hoje o BrasFels oferece uma gama completa de construção, conversão e upgrade, modificação e reparação em serviços navais e offshore.
- Vamos continuar a melhorar ainda mais a nossa infra-estrutura e investir em recursos para fortalecer ainda mais o nosso forte histórico de colaborações. Em outras palavras, vamos continuar construindo parcerias mutuamente satisfatórios entre os operadores de frotas, operadores de campo e a Keppel Fels Brasil - disse o CEO da Keppel Fels Brasil.
Richard Matten, gerente de projetos da Modec, observou:
- Nós acreditamos que trabalhar com parceiros de excelência ajuda a garantir que nossos clientes recebam uma embarcação com segurança, dentro do orçamento, com o nível de qualidade exigido e em tempo para cumprir as metas de produção. A BrasFels era nosso estaleiro de escolha para construir o FPSO Cidade de São Paulo projeto, e fez um trabalho notável! A BrasFels trabalhou muito bem com a nossa equipe de projeto para garantir a segurança e a entrega em tempo de retorno do projeto.
Atualmente, segundo ele, a empresa está trabalhando com o estaleiro em outro projeto, o
FPSO Cidade de Mangaratiba.
- Estamos confiantes de que este projeto também será entregue com alto nível de segurança e qualidade para a nossa satisfação.
Programado para ser entregue em 2014, o FPSO Cidade de Mangaratiba MV24 terá uma capacidade de produção de 150 mil bpd e uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhões de barris de petróleo.
Em agosto de 2012, o estaleiro garantiu dois contratos da Petrobras nos consórcios de Guara B.V. e Tupi B.V. para fabricar e integrar os módulos do topside da FPSO P-66 e P-69, respectivamente.
Fonte: Monitor Mercantil
PUBLICIDADE