A Kongsberg Maritime anunciou parceria com a Compagnie Maritime Monegasque (CMM), vencedora da licitação da Petrobras para seis embarcações híbridas de última geração, de 5.000 DWT, destinadas ao abastecimento de plataformas offshore. A CMM atenderá a contratos de afretamento de 12 anos com a Petrobras, com foco no suporte às operações offshore.
A Kongsberg Maritime fornecerá o design UT7420, uma evolução de sua linha UT, com 92 metros e sistemas híbridos de propulsão que garantem eficiência de combustível superior às embarcações convencionais. As embarcações também poderão ser atualizadas para operar com etanol, permitindo reduzir as emissões de carbono em até 70%. Esse projeto reflete o compromisso da Kongsberg com a sustentabilidade e a inovação tecnológica.
PUBLICIDADE
Com entregas para mais de 50 embarcações offshore no Brasil, a Kongsberg Maritime considera que reforça sua parceria com o setor marítimo local. A empresa também acredita que esse novo projeto abrirá novas oportunidades de emprego no país, em colaboração com o estaleiro Enseada (BA) para atender aos altos padrões exigidos.
O diretor de vendas offshore da Kongsberg Maritime, Atle Gaasø, destacou a relevância do projeto para a sustentabilidade das operações offshore, enfatizando a combinação de design inovador, soluções integradas e expertise local. O CEO da CMM, Christophe Vancauwenbergh, acrescentou a importância do design da Kongsberg para alcançar operações mais eficientes e sustentáveis, destacando a parceria como fator-chave para o sucesso na licitação.