A noruega Kongsberg Maritime anunciou, na última segunda-feira (26), ter assinado contrato para fornecer maquinário de convés para um navio de 127 metros de nova geração de apoio a construção de estrutura eólica flutuante (FWCV), que está sendo construído para a Hana Shipping, da Coreia do Sul. A entrega está prevista para julho de 2027 e, segundo a companhia, a embarcação será uma das mais avançados projetadas para operações eólicas offshore flutuantes.
O barco operará na construção do parque eólico flutuante de Ulsan, a 70 quilômetros da costa de Ulsan, na Coreia do Sul, e dará suporte a serviços de amarração, instalação de cabos e outras atividades complexas de construção essenciais para projetos de energia eólica flutuante. A Kongsberg Maritime informou que participou da fase de projeto e que isso permitiu a integração de sistemas avançados para atender aos requisitos das tarefas que serão realizadas.
PUBLICIDADE
A empresa norueguesa informou que já tem experiência em manuseio de âncoras e suporte offshore e que, no projeto para a Hana, trabalha em parceria com a IP Huse, também da Noruega. Tore Herstad, gerente sênior de Vendas das Unidades de Suporte e Construção Offshore da Kongsberg, disse que a escolha da empresa para fornecer o sistema completo de manuseio de âncoras confirma sua capacidade de combinar tecnologia com soluções inovadoras para atender aos desafios da instalação de energia eólica flutuante.
Segundo a empresa, o contrato inclui o fornecimento de guinchos de última geração, com um sistema de guincho principal de reboque/AHT de 500 toneladas com três tambores, complementado por guinchos secundários para instalação de cabos, um sistema de tensionamento de cabos, guinchos de reboque auxiliar, guincho de trabalho com compensação ativa de movimento vertical e sistema de controle Towcon X8 completo. Todos os equipamentos são equipados com motores hidráulicos de baixa pressão patenteados pela Kongsberg Maritime, projetados e fabricados em Brattvåg, na Noruega. Já os componentes mecânicos dos guinchos principais são projetados e produzidos pela IP Huse.
Além dos guinchos, o contrato inclui dois produtos inovadores desenvolvidos especificamente para grandes embarcações de manuseio de âncoras e instalação de amarras: o sistema Shark Jaw e os novos guindastes sobre trilhos AH100, que têm maior capacidade de carga, alcance estendido para embarcações maiores e braços duplos para içamento e manuseio de precisão, com ferramentas intercambiáveis para atender às necessidades específicas de cada projeto. Já o Shark Jaw é capaz de manusear correntes de até 220 mm, com partes ajustáveis remotamente para mais segurança e mais flexibilidade operacional.


















