Foi lançado na última sexta-feira (25), na Baía de Xiamen, na China, o primeiro navio de passageiros totalmente elétrico, o Yujian 77. Com 49 metros de comprimento, 14,5 metros de largura e 4,15 metros de profundidade, ele tem capacidade para transportar 358 passageiros, e a expectativa é que, quando entrar em serviço, consuma, em relação a embarcações do mesmo tipo, menos 250 toneladas de combustível e reduza em mais de 400 toneladas por ano as emissões de dióxido de carbono.
O navio usa sistema de bateria marítima desenvolvido pela Contemporary Amperex Technology (CATL), com a tecnologia CTP (Cell-to-Pack) e um Sistema de Carregamento de Alta Voltagem (CCS) integrado para atingir densidade energética superior a 140 Wh/kg. O sistema fornece à embarcação 3.918 kWh de energia e autonomia para navegar até 100 quilômetros.
PUBLICIDADE
O Yujian 77 é apontado como o primeiro navio de passageiros totalmente elétrico a ser classificado pela Sociedade de Classificação da China (CCS). Suas baterias marítimas foram certificadas por sociedades de classificação globais, incluindo a Bureau Veritas (BV), a American Bureau of Shipping (ABS) e a Det Norske Veritas (DNV).