O primeiro navio a ser fabricado pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS) será lançado ao mar no próximo dia 3 de maio. O evento já tem a confirmação da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma comitiva de ministros, deputados federais e estaduais devem acompanhá-lo, além do governador Eduardo Campos. A embarcação - um petroleiro do tipo Suezmax - simboliza a retomada da indústria naval brasileira no tocante ao setor de petróleo. Há mais de 13 anos a produção desse tipo de navio estava paralisada. A encomenda foi feita pela Transpetro (subsidiária da Petrobras) e atende ao Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef I).
A embarcação tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, tendo custado US$ 120 milhões à Transpetro. Em suas duas primeiras fases, o Promef prevê a construção de 49 navios no Brasil. “O lançamento ao mar do primeiro navio do Promef é um fato histórico. Quando iniciamos o programa, a desconfiança era enorme. Mas, este ano, com os primeiros navios sendo lançados, veremos a prova real do acerto e da força do Promef, que entra agora em uma nova etapa”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
Inicialmente, o Estaleiro Atlântico Sul previa o lançamento ao mar do seu primeiro navio em fevereiro. Depois, passou para o fim de março e, posteriormente, abril. Ontem, a reportagem tentou contato com a assessoria do EAS, sem sucesso. Informações de bastidores davam conta de que o pe-troleiro ainda não estava pronto para sair do dique seco. Todavia, a informação da empresa era de que os serviços desta etapa foram concluídos em março e o evento não acontecia por falta de sintonia com a agenda do presidente Lula.
Fonte: Folha de Pernambuco/PAULO MARINHO
PUBLICIDADE