Navalshore 2024

Legislativo debate a instalação do estaleiro OSX

Para debater a instalação do Estaleiro OSX em SC, a Assembleia Legislativa promove hoje uma audiência com a presença de deputados, senadores e candidatos ao governo do Estado. Empresários, prefeitos e representantes da empresa OSX devem participar do debate.
Os órgãos ambientais também foram convidados. O que for deliberado será levado para uma reunião, amanhã, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, marcada pelo ministro da Pesca, Altemir Gregolin.
A proposta é do deputado Edison Andrino (PMDB), que espera uma grande adesão. A avaliação do parlamentar é de que, com vontade política, será possível viabilizar as condições necessárias à implantação do empreendimento em Biguaçu. A empresa já trabalha com a possibilidade de levar o investimento de R$ 2,5 billhões para o Rio de Janeiro, caso o processo de licenciamento ambiental em SC não avance.
– Com todo respeito aos procedimentos ligados à licença, entendo que não podemos perder um investimento do porte deste estaleiro, pelo que irá representar para a nossa economia – afirma Andrino.
Meta é garantir licença ambiental antes do RJ
Os prefeitos e vereadores de Biguaçu, Governador Celso Ramos, Tijucas e da Capital devem participar, além dos empresários da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo).
Andrino diz que será criada uma comissão para encontrar a ministra do Meio Ambiente amanhã. O objetivo da mobilização, segundo o deputado, é a necessidade de agilizar os procedimentos e conseguir apoio para licenciar o empreendimento antes do Rio de Janeiro.
– O Legislativo demorou para entrar na discussão porque era restrita ao âmbito técnico. Mas houve uma decisão muito radical do setor ambiental, que pode prejudicar o Estado – alerta Andrino.
De acordo com o deputado, os técnicos do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão responsável pelo parecer técnico contrário ao estaleiro em Biguaçu – foram convidados.

Fonte: Diário CatarinenseSIMONE KAFRUNI



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira