O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), rechaçou ontem qualquer possibilidade de o estaleiro apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB) ser instalado na Indústria Naval do Ceará (Inace), como vislumbraram alguns vereadores em visita realizada na última quinta-feira ao equipamento, construído nas proximidades do Marina Park Hotel.
O petista argumentou que o local não comporta a construção nem dos oito navios gaseiros encomendados pela Transpetro, nem das 18 plataformas de petróleo que o Governo Federal pretende construir para a exploração da camada pré-sal. Segundo ele, tal licitação será aberta em agosto e cada plataforma custará R$ 1 bilhão.
Além disso, haveria uma barreira legal para essa iniciativa, já que a Inace não participou do processo licitatório realizado no ano passado para a instalação do estaleiro. A concorrência é liderada pelo consórcio STX Europe/PJMR, que assim como o governador, quer o equipamento naval instalado na praia do Titanzinho. Eles alegam que o local já possui a profundidade certa para a construção dos navios, garantindo assim economia nos investimentos. Com relação às críticas do líder da prefeita, vereador Acrísio Sena (PT), de que o estaleiro da Inace produz muito lixo e poluição sonora, Nelson lembrou que ele foi construído há mais de 40 anos e que os atuais são ``completamente diferentes``. (Ítalo Coriolano) (fonte: Diário do Nordeste)
PUBLICIDADE