Navalshore 2024

Liderroll conclui quinto contrato com a Petrobras

A Liderroll, empresa de soluções de engenharia que tem se destacado pelo desenvolvimento de peças para a área de dutos do mercado de óleo e gás, concluirá no final do mês o seu quinto contrato de fornecimento para projetos da Petrobras. A companhia entregará à estatal, no dia 28, uma partida de roletes que têm como objetivo aliviar a carga sobre a ponte que dá suporte aos dutos que ligam dois terminais de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da estatal no Rio de Janeiro. É uma nova tecnologia, que está sendo aplicada graças à operação com a Petrobras, explica o presidente da Liderroll, Paulo Fernandes.
O Terminal Aquaviário da Ilha Comprida e o Terminal Aquaviário da Ilha Redonda, localizados na Baía de Guanabara, têm como objetivo ampliar a capacidade de escoamento do GLP processado na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Os dutos que vêm da unidade estão instalados sobre uma ponte que liga os dois terminais. A Galvão Engenharia foi contratada para construir e adaptar a ponte que atualmente sustenta quatro linhas de dutos e em breve receberá mais outras duas. No futuro, algumas linhas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) também passarão pelo local.
O que ocorre é que quando o gás passa pelos dutos instalados sobre a ponte, o calor faz com que os tubos de aço se expandam lateralmente, forçando a estrutura de concreto da ponte. Com a possível ampliação do número de linhas no local, poderia haver a necessidade de se reforçar a fundação da ponte. "Uma estrutura nova poderia estar sendo construída em seu limite máximo de utilização", ressaltou o presidente da Liderroll, Paulo Fernandes.
A Liderroll foi contratada pela Galvão Engenharia para fornecer uma peça que permita que os dutos se movimentem lateralmente, sem aumentar a carga na ponte. A companhia já era conhecida da Petrobras por conta de seu principal produto - um rolete no formato de carretel de linha feito de polímero ultra-resistente. Quando instalado sob um tubo de aço, o rolete permite que ele a linha se movimente frontalmente à medida que material se dilate com o calor. Os produtos da Liderroll são patenteados em 51 países e não possuem paralelo no mundo.
O rolete convencional da empresa, no entanto, possibilita que a linha se mova frontalmente, mas não lateralmente. A Liderroll teve de fabricar uma peça específica, que já havia em catálogo, mas nunca tinha sido comercializada, que permite também o movimento lateral das linhas.
A empresa fabricou 430 roletes, dos quais 90 são bi-direcionais, especificamente para o projeto. A Liderroll foi contratada em dezembro e para conseguir atender à demanda, a companhia contratou férias coletivas de seus fornecedores. A fábrica da empresa, no Rio de Janeiro, trabalhou em três turnos para entregar antes do prazo todas as peças. Inicialmente, os equipamentos seriam entregues em 15 de março, mas agora Fernandes garante a entrega com 15 dias de antecedência.
"Nós já tínhamos os roletes bi-direcionais em catálogo, mas nunca havia tido demanda para eles. Sabíamos que cedo ou tarde eles teriam de ser utilizados em algum projeto. Por conta do produto diferenciado e único, fomos contratados sem necessidade de concorrência", disse Fernandes.
OUTROS CONTRATOS. Fernandes explicou que toda a estrutura da Liderroll está voltada para cumprir este contrato. Recentemente a empresa concluiu a instalação de seus roletes motrizes (motorizados) no túnel do Gasduc III, gasoduto da Petrobras inaugurado no último dia 3 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Gasduc liga o município de Macaé a Duque de Caxias - e levará, portanto, o gás retirado da bacia de Campos à Reduc. A obra faz para do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A linha teve de passar, através de um túnel, sob a Serra de Santana no município de Cachoeiras de Macacu (RJ) e os roletes motrizes permitiram que as partes que compõem o duto fossem soldadas fora do túnel, fato que proporcionou muita agilidade à obra. A tecnologia patenteada pela Liderroll foi amplamente elogiada pelas autoridades que participaram do projeto, segundo Fernandes. "Ficamos muito felizes de ter feito parte desse grande projeto", disse.
Além do Gasduc III, a Liderroll já forneceu roletes para o Terminal Marítimo de Ilha Grande, (Tebig), no Rio; do Terminal Marítimo de São Sebastião (Tebar), em São Paulo; e do Terminal de GNL de Pecém, no Ceará.
FORNECIMENTO NO EXTERIOR. O presidente da Liderroll afirmou que no momento a empresa está focada em atender a demanda da Petrobras. Fernandes não adiantou quais contratos de fornecimento para a estatal a Liderroll está negociando, mas afirmou que em breve fabricará roletes para a companhia. Ainda que a empresa esteja concentrando sua capacidade no atendimento à Petrobras, Fernandes informou que negocia com a Anglo American, que está em vias de construir de 12 a 15 minerodutos no Chile.
"Ainda não expandimos nossa atuação internacional de forma agressiva, por acreditarmos que ainda temos que nos consolidar aqui para depois abrirmos mercado lá for a. Mesmo assim, não descartamos negócios no exterior", afirmou Fernandes.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/LUCAS VETTORAZZO)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira