MSC

Lobão anuncia leilão do pré-sal para este ano

Sucursal (Brasília) O senador peemedebista maranhense, Edison Lobão, assumiu oficialmente ontem, pela segunda vez em sua carreira, o Ministério das Minas e Energia. Ligado ao clã da família Sarney, Lobão teve uma cerimônia de transmissão de cargo das mais concorridas em Brasília, com a presença de familiares, amigos e principalmente políticos do PMDB nacional e do Maranhão.

Em seu discurso de posse Edison Lobão adotou um tom extremamente técnico, já declarando de início que o governo pretende realizar este ano o leilão de áreas de petróleo e gás natural na região do pré-sal, que vai inaugurar o sistema de partilha no país. "O primeiro leilão deverá contar com as reservas descobertas em Libra, com volume estimado em até 15 bilhões de barris de óleo equivalente. Ainda em 2011 nós vamos promover a 11ª rodada de licitação de blocos de exploração segundo o modelo de concessão. E a primeira rodada regida pelo novo modelo de partilha de produção", disse Lobão.

Ceará

Pasta estratégica para qualquer governo, o ministério das Minas e Energia tem fundamental importância para o Ceará, já que estará sob sua égide a exploração de fontes de energia limpa, como quer a presidente Dilma Roussef. Lobão destacou a importância do Ceará para a produção de energia eólica, além do fato de o Estado sediar mais uma refinaria da Petrobrás.

Entre as autoridades presentes teve destaque o ex-ministro das Comunicações e senador eleito pelo Ceará, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que afirmou ter plena convicção na capacidade de Edison Lobão em dar continuidade "às propostas transformadoras do ex-presidente Lula", frisou.

Segundo Eunício, ele espera não só Edson Lobão, mas que todo o governo Dilma Roussef "avance em todas as questões que estão nas ruas e são uma necessidade do provo brasileiro. Do Ministério das Minas e Energia eu espero exatamente o que todo o Brasil espera, isto é, o crescimento".

Eunício Oliveira disse que Edison Lobão já deu inúmeras provas de sua competência e conhecimento do setor, "tanto que foi uma indicação partidária", destacou. .

O ministro nasceu em cinco de dezembro de 1936. Reeleito para o Senado pelo Maranhão nas eleições de outubro, Lobão, de 74 anos foi deputado federal por dois mandatos, governador do Maranhão entre 1991 e 1994 e exercia o terceiro mandato no Senado, sempre sob o manto do grupo de Sarney.

A carreira de Lobão é marcada não apenas pela sua ligação com a família Sarney. Em 1986, ele foi eleito para o seu primeiro mandato de senador. Depois, de 1991 a 1994, governou o Maranhão. Em 2002, foi eleito pela segunda vez ao Senado. Foi ministro de Minas e Energia, de 2008 até março de 2010, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O atual ministro das Minas e Energia é advogado com bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Trabalhou como jornalista nos jornais Correio Braziliense, Última Hora e na revista Maquis, além de ter chefiado o departamento jornalístico da Rede Globo no Distrito Federal.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)ANE FURTADO



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira