A Transpetro e o Estaleiro Rio Tietê assinaram ontem, o contrato para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores que formarão comboios para o transporte de etanol através da Hidrovia Tietê-Paraná.
A Transpetro e o Estaleiro Rio Tietê assinaram ontem (23), em Ribeirão Preto, o contrato para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores que formarão comboios para o transporte de etanol através da Hidrovia Tietê-Paraná. O novo estaleiro será construído em Araçatuba e demandará investimentos de US$ 239 milhões.
Para suprir a demanda por mão de obra, a Prefeitura de Araçatuba articula apoio do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, que tem a Qualificação Profissional dentre as principais rotas de atuação. Quando em operação, o transporte de etanol pela hidrovia irá gerar cerca de 700 empregos diretos.
Em agosto, o Estaleiro Rio Tietê venceu a licitação para construir a nova frota hidroviária a ser operada pela Transpetro. As barcaças e empurradores custarão US$ 239,1 milhões e começarão a ser entregues a partir do último trimestre de 2011.
A operação da frota está prevista para começar em 2013, alinhada com o prazo para os novos terminais que serão instalados ao longo da hidrovia. Cada comboio será formado de quatro barcaças e de um empurrador, com capacidade para transportar 7,6 milhões de litros. Quando totalmente operacional, o volume anual transportado deverá chegar a 4 bilhões de litros.
Fonte: Petrofer
PUBLICIDADE