A MAN Energy Solutions anunciou nesta quinta-feira (13) a operação de um de seus motores de dois tempos com amônia em uma instalação de teste em Copenhague. Os resultados foram positivos, principalmente no que diz respeito ao consumo e à estabilidade da combustão.
"Foi uma semana histórica para nossa equipe, onde muito trabalho de base e pesquisa valeu a pena e ganhamos um profundo entendimento das características únicas da amônia como combustível marítimo", disse Gunnar Stiesch, diretor técnico da empresa.
PUBLICIDADE
As precauções da MAN com segurança incluiu a construção de uma "sala fria" personalizada, que possui uma tela de água para conter o vapor de amônia no caso improvável de vazamento. Os sistemas de segurança do motor de duplo combustível, como tubulação de parede dupla e ventilação do sistema, também foram incorporados ao projeto do motor.
A MAN está fazendo planos de marketing para seu primeiro motor movido a amônia. De acordo com Thomas Hansen, chefe de promoção e suporte ao cliente da empresa, a primeira unidade comercial será um motor com características de ampla gama de aplicações em embarcações. O primeiro exemplar deve ser entregue para instalação em embarcações em 2026.
Nos próximos meses, a equipe de pesquisa da MAN examinará a liberação de calor, a ignição, a fração de energia do óleo piloto e as emissões de NOx e N20. O motor de teste será reconstruído para usar amônia em todos os seus cilindros, já que a primeira série de testes usou apenas um. Um motor de teste em escala real deve estar funcionando com amônia no início de 2024.