A Marinha do Brasil, a EMGEPRON e a SPE Águas Azuis realizaram nesta quinta-feira (5), no Estaleiro Brasil Sul da TKMS em Itajaí (SC), a cerimônia de batimento de quilha da Fragata Cunha Moreira (F202), terceira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). A construção da F202 teve início em novembro de 2024 e homenageia Luís da Cunha Moreira, o Visconde de Cabo Frio, primeiro brasileiro nato a ocupar o cargo de Ministro da Marinha.
Atualmente, três fragatas estão sendo construídas simultaneamente, com entregas previstas até 2029. O programa utiliza a tecnologia MEKO da TKMS, adaptada às necessidades da Marinha do Brasil, e adota o conceito de gestão do ciclo de vida, desde a concepção até o descomissionamento. A produção é realizada em um estaleiro digital com uso de gêmeos digitais, realidade aumentada, monitoramento tridimensional e operação paperless, com foco em eficiência e redução de impacto ambiental.
PUBLICIDADE
O projeto inclui o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS), desenvolvido pela Atech em parceria com a Atlas Elektronik, e o Sistema Integrado de Gestão da Plataforma (IPMS), criado com a L3Harris. Ambos os sistemas integram sensores e armamentos, oferecem manutenção preditiva e garantem autonomia à Marinha com a entrega do código-fonte. A construção da F202 envolveu a instalação do primeiro bloco, com 52 toneladas, que abrigará os motores e equipamentos auxiliares.
O PFCT é resultado de uma parceria entre a Marinha, a TKMS, a Embraer Defesa e Segurança e a Atech, sob coordenação da EMGEPRON, vinculada ao Ministério da Defesa. A iniciativa integra o Novo PAC e prevê a geração de cerca de 23 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, com envolvimento de mais de mil fornecedores nacionais. As fragatas serão empregadas no controle de área marítima, defesa de ilhas oceânicas, proteção de infraestruturas críticas e apoio à política externa, com ênfase na segurança da Amazônia Azul.