Cerimônias da terceira e da quarta unidades do programa de desenvolvimento de submarinos (Prosub) ocorrerão na base naval em Itaguaí (RJ)
A Marinha do Brasil realizará, na próxima quarta-feira (26), uma cerimônia que reunirá dois importantes marcos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Um deles será a mostra de armamento do submarino Tonelero (S42), ato que oficializa sua transferência ao setor operativo da força naval. De acordo com a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, o evento ocorrerá no complexo naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Na ocasião, também será celebrado o batismo e lançamento ao mar do submarino Almirante Karam (S43), quarto submarino convencional construído no país pelo Prosub.
PUBLICIDADE
O submarino Tonelero passou por manobra de imersão dinâmica no dia 30 de janeiro deste ano. Esse procedimento validou a capacidade de ocultação, permanência e recarga de baterias no mar, além de testar a guarita de salvamento e o controle atmosférico interno. Antes da incorporação também é realizada a imersão em grande profundidade, para avaliar a resistência do casco e sistemas essenciais.
O Tonelero é a terceira embarcação da classe Riachuelo e o segundo submarino da Marinha do Brasil a receber este nome, em homenagem ao passo fortificado à margem direita do rio Paraná. O submarino dessa classe é baseado no projeto Scorpène da francesa Naval Group e construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN).
As embarcações da Classe Riachuelo são maiores no comprimento, tonelagem e capacidade de carga em relação aos originais franceses. A versão brasileira têm 71,62 metros e 1.870 toneladas, ante os 66,4 metros e 1.717 toneladas dos Scorpènes.
















