Receba notícias em seu email

MSC

Mercado reclama de politização

SÃO PAULO (Folhapress) - Novas projeções do presidente da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, sobre as reservas do pré-sal provocaram oscilação nos papéis da Petrobras, além de mal-estar e de críticas no mercado de capitais. Reincidente, Lima “vazou’’ na tarde da última quinta, em pleno funcionamento da Bolsa, a informação de que o campo de Libra poderia ter até 16 bilhões de barris - até então, sabia-se que ficava entre seis bilhões e 12 bilhões.

Como se tratava da última semana antes da eleição, analistas esperavam a qualquer momento um anúncio capaz de impulsionar as ações da Petrobras. Segundo Erick Scott, da corretora SLW, havia a especulação de que a Petrobras - e não a ANP - iria divulgar uma descoberta ainda maior do que Tupi.

Os papéis PN (sem voto) subiram 1,49% na segunda, 5,2% na terça e 1,31% na quarta. Na última quinta, terminou o mistério. A Petrobras falou sobre a descoberta em Sergipe e a ANP sobre Libra. “Pode ter tido uma confusão com a descoberta em Sergipe e com o campo de Libra. Não teve nenhuma grande novidade, mas o presidente da ANP não deveria vir durante o pregão falar de uma descoberta. A ANP deveria fazer esse comunicado depois do fechamento’’, disse.

Para Heloisa Bedicks, superintendente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), as autoridades do setor público deveriam ter bom senso antes de fazer declarações sobre informações sigilosas. “A gente assistiu neste ano a vários ruídos envolvendo estatais. Parece que as pessoas não entendem que uma determinada declaração enquanto o mercado está aberto pode provocar um rebuliço. Falta um pouco de profissionalismo e de bom senso’’.

Fonte: Folha de Pernambuco(PE)


PUBLICIDADE








Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira