O Sindimetal-Rio realizou, no dia 1º de agosto, uma grande assembleia na porta dos estaleiros Inhaúma (ex-Ishibrás) e Sermetal. O objetivo foi apresentar as pautas dos trabalhadores, que participaram em massa da assembleia e aprovaram as reivindicações por unanimidade.
No Inhaúma, a pauta foi referente às empreiteiras que atuam dentro do estaleiro, que após anos sem uso foi arrendado pela Petrobrás. Porém, muitas irregularidades ainda ocorrem no local. Uma delas é o reconhecimento da categoria, pois trabalhadores metalúrgicos estão sendo designados como se fossem da construção civil e, com isso, desrespeitando o piso salarial da categoria.
Segundo o presidente em exercício do Sindimetal-Rio e presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos, “o Sindicato não aceita o desrespeito e a falta de responsabilidade dos empresários com os trabalhadores e a esta obra da Petrobrás. Não aceita precarizar direitos e a falta de compromisso com o prazo e a qualidade da obra que tanto lutamos para fazer no Brasil”.
No caso do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, os trabalhadores querem ainda o ticket alimentação de R$300,00, insalubridade, plano de saúde e odontológico com carência 0%, PLR (participação de lucro e resultados), entre outros pontos.
Já a pauta dos trabalhadores da Sermetal exige o pagamento da PLR de 2011, plano de saúde extensivo à família, pagamento da cesta básica, inclusive das atrasadas em forma de abono e pagamento de férias como determina a CLT. A categoria quer também a reintegração do diretor do Sindicato Chicão, como determinou a justiça do trabalho.
A assembleia contou com a presença de diversos diretores do Sindicato, inclusive com membros da Comissão de Fábrica do Estaleiro Eisa. Também estiveram presentes os diretores da CTB-RJ, Paulo Farias e Ronaldo Leite.
Agora, a direção do Sindicato levará ao estaleiro e às empreiteiras as pautas aprovadas e, em breve, marcará nova assembleia para apresentar os resultados.
Fonte: Correio do Brasil
PUBLICIDADE